domingo, 30 de março de 2014

SPORTTIME ESPECIAL HIPISMO



Hoje a gente preparou pra vocês uma reportagem sobre o hipismo. A gente pode chamar de hipismo qualquer atividade esportiva que envolva a utilização do cavalo. Existem várias modalidades, as corridas, o polo, adestrameno, volteio, mas a mais famosa de todas talvez seja o Salto. O Brasil tem um especial talento para o hipismo, principalmente nas provas de Salto onde  já conquistamos importantes resultados olímpicos. Para chegar nas pistas de competição tanto homem quanto cavalo precisam de muito preparo . É preciso existir muita sinergia entre o conjunto. A formação da base deste esporte começa cedo com a iniciação de crianças a partir de seis anos, aos 8 elas já podem iniciar em competições mini-mirim.
A prática do hipismo trás inúmeros benefícios como o enrijecimento muscular, melhora os sistemas cardiovascular e respiratório, corrige a postura, desenvolve rapidez de reflexos e o equilíbrio. As crianças geralmente se encantam com estes animais e quando praticam o esporte melhoram também sua autoconfiança e também o senso de responsabilidade.



Mas para termos bons cavaleiros é preciso ter também bons cavalos, e nesse ponto o Brasil também caminha a passos largos.



A longevidade neste esporte é grande e nos permite termos estrelas que são exemplos para os mais jovens.



Apesar do excelente desempenho dos brasileiros nas pistas mundiais ainda é preciso trabalhar mais pelo esporte para podermos nos comparar aos europeus, por exemplo.



Na Europa, devido às adversidades climáticas os campeonatos indoor são fortíssimos, essa é uma modalidade que ainda precisa se aperfeiçoar no Brasil, a grande maioria de nossas pistas de saltos são abertas. Tudo muda quando o circuito é indoor, o cavaleiro precisa tomar decisões muito rápidas, o reflexo não pode falhar e o trabalho de plano do cavalo também é diferente, os brasileiros ainda precisam treinar muito para fazer bonito na Copa do Mundo Indoor. Desenhar um percurso destes exige profundo conhecimento do esporte .

O Hipismo pode até ser considerado um esporte elitista, mas quando se fala da prática como atividade física e não como alto rendimento, podemos dizer que hoje , o investimento para praticar hipismo pode não ser muito diferente do que jogar tênis ou freqüentar uma boa academia

Nenhum comentário :

Postar um comentário