terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

SPORTTIME ESPECIAL MOTOCROSS



Apesar de não ter muita visibilidade na mídia, o motociclismo off road mobiliza muitos pilotos no Paraná e movimenta um rico mercado de motos, acessórios e produtos diversos relacionados ao esporte. Talvez a modalidade off road sobre duas rodas mais famosa seja o Motocross. Apesar de não ser grande em número de participantes nas provas, o Motocross chama a atenção pelas saltos característico deste tipo de circuito fechado. Aqui a emoção é sempre muito forte.
As motos para competições de motocross possuem geometria e suspensões especiais para resistir às imperfeições do terreno, os motores podem variar sendo 2T ou 4T  e os pneus usados têm forma diferenciada para aumentar a tração das motos nos terrenos molhados e gradeados dentro do padrão ideal para competições ou mesmo mais secos ou mais molhados. Aliás em terreno molhado demais sofre moto e piloto também,quem larga na frente já garante uma enorme vantagem. Nestas condições extremas a lama que gruda em tudo e deixa a moto pesada, não dá pra ter velocidade e os tombos são inevitáveis, mas os pilotos jamais desistem só por causa de uma chuvinha, é lavar bem e partir pra mais uma prova.
A suspensão da moto no Motocross é vital para garantir estabilidade, velocidade e segurança na pilotagem.
Uma prova de Motocross pode ter de 20 a 30 minutos e mais duas voltas, num percurso cheio de obstáculos que proporcionam os famosos saltos. Mas o Motocross não é a única modalidade com saltos, o Arenacross por exemplo é uma versão do Motocross , com um formato diferente e menor, mas não menos exigente. O Curitibano Leandro Silva traz na bagagem grandes conquistas, já representou o Brasil no Motocross das Nações, foi campeão brasileiro de Supercross,  Motocross e é bi campeão do Arena Cross na categoria MX PRÓ. Segundo ele treinamento específico é fundamental para o desempenho.
Motocross exige muito fisicamente , os pilotos se esforçam  fisicamente para absorver choques , o trabalho de braços, ombro, gúteos e glúteos é intenso. O extremo entre controle, força, resistência, reflexo, raramente é observado pelo público, até porque os pilotos utilizam vários equipamentos de proteção. Os braços e os pés de um piloto estão no movimento constante durante uma prova. Haja fôlego! Jean Ramos é outra grande estrela paranaense do esporte , também acumula títulos títulos brasileiros no Motocross, Supercross e Arenacross , foi também campeão do latino-americano de Motocross. Para chegar nestes resultados o trabalho de um piloto como ele incluem os treinos físico que precisam fazer parte da rotina.

Nenhum comentário :

Postar um comentário