terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

SPORTTIME ESPECIAL DUATHLON E AQUATHLON



Correr e nadar ou correr e pedalar ,estas são as opções que muita gente está buscando pra quebrar a monotonia de uma só modalidade, antes de se aventurar no Triathlon, que reúne as 3 , natação, ciclismo e corrida. Normalmente as provas de Duathlon e Aquathlon são curtas, de muita velocidade e explosão. No Duathlon , prova totalmente terrestre, a prova oficial  tem 10 km de corrida, 40 km de ciclismo e mais 5 km de corrida, já o Aquáthlon, que é uma das formas mais simples de multiesportes, possui percurso oficial de 2,5 km de corrida seguido de 1000 metros de natação e mais 2,5 km de corrida. Mas estas distâncias podem variar para mais ou para menos de acordo com o evento e até mesmo com as condições climáticas. A realização freqüente de provas assim é muito importante tanto para o treino de atletas de ponta quanto para a formação dos atletas iniciantes.
Estas provas curtas devem fazer parte da programação de treinos de atletas que buscam objetivos muito mais longos como as provas de Ironman por exemplo, onde o triatleta precisa nadar 3.800 m, pedalar 180 km e correr 42 Km e 195 metros.As provas curtas  de duathlon e aquathlon servem para o atleta testar também a sua estratégia em situação de prova, avaliando aspectos técnicos, psicológicos e nutricionais.
As provas são organizadas com categorias que vão da elite até a open ou o revezamento, abrindo assim espaço para a participação de qualquer nível de competidor.
No Duathlon onde entra o ciclismo intercalado com a corrida, existe a necessidade de investimentos numa bicicleta, mas para quem quer começar, estas provas oferecem inclusive categorias com mountain bike, assim o atleta experimenta o esporte antes de investir em equipamento novo.
A idéia de incluir uma nova atividade na rotina vem agradando muita gente e as provas de duathlon e aquathlon aos poucos vão ganhando novos adeptos, são provas que oferecem um  desafio diferente .
Apesar de muitos atletas praticarem somente o duathlon ou o aquathlon, se especializando nestas modalidades, muitas vezes estas duas modalidades são usadas durante o período de baixa temporada por triatletas, para melhorar a seu rendimento.
Com a grande adesão principalmente dos corredores de rua ao duathlon e ao aquathlon é sempre bom ouvir a dica dos campeões, Alexander Gomes o Balman e Guilherme Manocchio, dois feras que sabem tudo e dão a dica.
E é isso mesmo, seja humilde, treine muito e não se preocupe, o resultado virá. Mas o melhor de tudo é  se mexer, sair do sofá, mudar seus hábitos e buscar qualidade de vida. Quem pratica esportes vive muito melhor.

Nenhum comentário :

Postar um comentário