terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

SPORTTIME ESPECIAL ESGRIMA



A esgrima no Brasil surgiu no período Imperial, era praticada no Rio de Janeiro e em São Paulo. O mais forte movimento em prol da esgrima aconteceu na escola do exército na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Local onde até hoje são formados os mestres d´armas do Brasil. Aos poucos o esporte vem se tornando mais popular, mas o Brasil ainda precisa investir muito neste esporte, apesar de já termos avançado bastante nos últimos anos. Athos Schwantes , atleta que representa o Brasil nos mais importantes campeonatos mundiais, é um bom exemplo de que planejamento e treino podem trazer bons resultados para o país.
Quem conhece o esporte logo se impressiona com os ganhos para o praticante, como :  desenvolvimento da agilidade nos pensamentos e movimentos, aumento da concentração e do equilíbrio, desenvolvimento de reflexos rápidos e aumento da resistência muscular.Com tantos benefícios é de se esperar que a prática da esgrima ganhe novos adeptos, e as escolas , clubes e academias estão surgindo para atender esta demanda.
Apesar do crescimento que acontece na esgrima ainda estamos engatinhando, nossos esgrimistas têm grandes desafios a vencer.
A esgrima pode ser praticada com 3 armas, o florete, o sabre e a espada, e é na espada que o Paraná se destaca. As disputas são rápidas e os golpes precisos, o atleta está constantemente avaliando as reações do seu oponente , estudando pontos fortes e fracos. Para alcançar resultados expressivos quanto mais cedo o esgrimista iniciar na prática maior as chances de sucesso.
Ainda sem tradição neste esporte o Brasil segue formando esgrimistas com influências dos mais diversos estilos, buscando uma identidade própria.
Se você quer saber mais sobre esgrima acesse o site da Federação de Esgrima do Paraná www.fesgrimapr.sitelw.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário