Durante 2011 registramos muitas provas de corrida e descobrimos uma comunidade divertida, que gosta da prática e que está de alguma forma sempre buscando superar suas barreiras pessoais. Mas não vá se empolgar e sair aí de sua poltrona correndo...é preciso certo cuidado inicial, no começo nada é fácil, nem mesmo correr, ato tão natural ao ser humano.
A primeira coisa que o candidato a corredor de rua deve fazer é um chek up, uma boa conversa com seu médico para então calçar o tênis e...Opa, vamos fazer aqui uma pequena pausa e falar um pouco deste importante aliado dos corredores de rua, o tênis.
Olhe com cuidado e não escolha seu tênis só pela beleza, os tênis de hoje oferecem inúmeros recursos para proporcionar conforto e desempenho. Busque se informar sobre seu tipo de pé e sua pisada, e escolha um tênis adequado, no começo você não vai precisar da tecnologia disponível por exemplo para um maratonista.
Agora sim, com equipamento adequado e avaliação médica, voce pode começar os treinos, muita gente prefere começar com as caminhadas que aos poucos vão sendo alternadas com trotes para depois uma corridinha um pouco mais longa. Parece simples, mas no começo, como em qualquer esporte é difícil... é preciso força de vontade para vencer a preguiça. Este primeiro empurrãozinho pode ser mais fácil se se você contar com algumas orientações de especialistas. De olho nestes promissores corredores de rua e em suas carências, surgiram as assessorias esportivas, formadas por professores de educação física especializados em corrida, e que fazem todo um trabalho de acompanhamento, oferecendo planilhas de treinamento personalizadas, facilidades para a participação dos atletas em provas e uma estrutura de apoio durantes estas provas de corrida, com alimentos, hidratação e massagem. As assessorias passaram a ser verdadeiras comunidades e é bem fácil identificá-las nos parques e nas provas que acontecem quase todos os finais de semana na cidade.
Quem começa a praticar a corrida percebe rapidamente os benefícios e descobre que uma boa assessoria faz a diferença. Passadas, respiração, ritmo, tudo tem sua medida certa.
Logo o corredor se sente pronto para participar de sua primeira prova , talvez a de 5 km ou até a de 10 km, dependendo de seu condicionamento. Diferente das corridas nos treinos, aqui estão reunidas centenas de pessoas com a mesma energia, bem dispostas logo cedo.
Assim que este atleta percebe estas sensações, ele passa a querer mais e as provas de corridas de rua começam a fazer parte de sua vida . Os organizadores e promotores de eventos esportivos também viram que a demanda por provas de rua é muito grande e os eventos ganharam calendários repletos de possibilidades e oferecendo tudo que o atleta gosta, um kit que incluí sempre uma bonita camiseta, muita hidratação, medalhas, brindes, prêmios, enfim uma variedade de ações que visam agradar o atleta cada vez mais.
Agora sim, o corredor de rua já está equipado e treinado já é um integrante desta grande e saudável comunidade, o que vem em seguida ? Agora vem a martona.... Os assustadores 42 km atraem milhares de corredores. Em Curitiba a Maratona tem um percurso que é considerado o mais difícil do país, com subidas impiedosas.
Quem participa de uma maratona precisa estar ciente de que é uma prova que irá cobrar cada passo do seu treino, irá cobrar uma alimentação regrada, algumas abdicações que pelo visto são recompensadoras no final. Concluir a primeira maratona não tem preço para estes atletas.
2012 está começando e com ele já começam os calendários de corridas de rua , pra quem gosta do esporte o que não vai faltar são opções variadas , é só escolher as suas provas preferidas, calçar um bom tênis e se manter em forma correndo o ano inteiro de preferência com uma boa orientação, e quem sabe voce não estará um dia desses dando seu depoimento aqui no SPORTTIME ?
Nenhum comentário :
Postar um comentário