Muitos corredores começam nas corridas de rua e com o tempo sentem necessidade de aumentar o desafio e acabam buscando outras modalidades onde a corrida também está inserida, como o Triathon, onde além da correr o atleta precisa cumprir um percurso de bike e outro nadando, é uma modalidade desafiadora mas que tem atraído muitos adeptos .
Talvez esta mistura dos 3 esportes quebre a monotonia e torne o Triathlon um esporte divertido apesar de ser extremamente desgastante. As provas de Triathlon se apresentam com distâncias variadas podendo ir de Super Sprint com 375 metros de natação, 10 km de bike e 2, 5 km de corrida até o Ultraman com 11.400 metros de natação 540 km de bike e 126 km de corrida....isso, decididamente não é para muitos.
E também não é para muitos o custo que o esporte tem, para ser bem básico o atleta precisa de roupas apropriadas, uma bike, equipamentos de segurança e um lugar para os treinos de natação, mas o ideal mesmo é acrescentar aí um treinador, um médico e um nutricionista. Além de todo este custo o triatleta precisa ainda de algo muito precioso hoje em dia, tempo. Precisa ter tempo para realizar longos treinos em cada modalidade. Muitas academias e clubes têm suas equipes de Triathlon, treinar em equipe é bastante motivador. Mas quem gosta mesmo do esporte sempre encontra um jeito de fazer tudo e ainda trabalhar com disposição e depois recebe a recompensa, concluir uma prova é tudo de bom .
As provas de Triathlon acontecem com freqüência no litoral do Paraná, a mais tradicional é o Sesc Triathlon que em 2012 acontece dia 4 de março, mas a procura por uma vaga nesta competição é tanta que ganha mesmo quem for mais rápido na internet para garantir sua inscrição. Centenas de triatletas se reúnem anualmente no balneáreo paranaense para uma prova técnica e com toda infraestrutura necessária para um belo espetáculo do esporte.
E foi a partir do Triathlon que surgiu o duathlon , onde a natação é substituida por mais um trecho de corrida, com isso esta modalidade se torna um pouco mais acessível,o que não quer dizer que seja menos exigente ao atleta. Um segundo trecho de corrida é um desafio e tanto.
O SPORTTIME registrou uma das etapas do campeonato brasileiro de Duathlon em 2011 que aconteceu em Sâo José dos Pinhais. Naquele dia tivemos Thiago Assad conquistou sua vaga para o Mundial que aconteceu na Espanha e de onde voltou campeão mundial com muito orgulho.
O brasileiro de Duathlon reuniu nomes expressivos como Alexander Balman Gomes , Márcia Villy e Eduardo Lass. 105 atletas vieram dos mais diversos pontos do país para participar da prova e encontraram um percurso técnico e bem elaborado. Esperamos ver novamente uma etapa do brasileiro aqui em nossa região em 2012.
Nenhum comentário :
Postar um comentário