Como diz a máxima de final de ano: “este ano passou rápido não ?” É verdade, e passou rápido principalmente para quem tem velocidade na veia. Nossos pilotos correram muito; correram em pistas de terra com carros que parecem ter saído de filmes de fixão. E na terra teve muita velocidade também de moto, aliás o motociclismo foi sempre uma grande aventura registrar, foram 14 provas das mais variadas modalidades sob Sol ou sob chuva sempre captando imagens emocionantes. No Velocross com suas pistas rápidas vimos grande disputas entre os principais pilotos do Estado, momentos de pura adrenalina. O Motocross e seus saltos assustadores é atrativo para o grande público, um verdadeiro show de acrobacias. E tem mais, o Crosscountry onde está tudo junto e misturado, provas longas com saltos , trechos de alta velocidade e as dificuldades das trilhas. Mas ninguém entende melhor de trilhas do que os pilotos de enduro, provas de até 180 km em trilhas que passam por áreas de mato, terrenos rochosos, por dentro de rios e trechos de muita lama. Mas indepentende da modalidade todos aqui são ávidos por aventura.
Já no asfalto do autódromo a velocidade é muito maior, com motos alucinantes estes pilotos superam seus limites em provas que chegam a nos tirar o fôlego. Nos boxes o colorido das marcas e o cuidado com a limpeza e a organização é em respeito aos visitantes, ali é um show à parte mesmo. Da mesma forma, em dia de carros na pista, os boxes ganham destaque nos eventos Estaduais como as competições de marcas e pilotos quanto nos grandes eventos como o Itaipava GT Brasil onde máquinas como Ferrari, Porshe, Lamborguinis e outras que povoam os sonhos de muita gente ficam pertinho dos visitantes
E é nos boxes que também se pode ver algumas personalidades apaixonadas por velocidade, como Otávio Mesquita.
Brincadeira de gente grande né ?
Só que esta paixão por velocidade começa cedo e logo do outro lado do muro, na pista do catódromo os pequenos pisam fundo no acelerador, confiantes
Confiança...esta palavra é a chave para um outro esporte, que passa muito longe do barulho do autódromo, é o Enduro Equestre. Conheçemos a campeã brasileira de enduro equestre,modalidade onde as provas são longos percursos com muitos obstáculos naturais, que chegam a 120 km à cavalo, é preciso preparo físico e resistência além muita confiança entre o conjunto.
Os cavalos dão um lindo espetáculo também nas competições de salto, tivemos a oportunidade de registrar uma das etapas brasileiras seletivas para os jogos Panamericanos, alguns dos melhores da modalidade estavam presentes. Neste esporte força e postura são fundamentais e muitos atletas buscam complementar seus treinos de hipismo em academias.
Mas não é só o hipismo que busca reforço nas academias, os atletas em geral vão para as academias para melhorar seu desempenho. Atividades de resistência, alongamentos e força sempre ajudam muito. Mas tem quem vá para a academia buscar resultados no desenvolvimento de seu próprio corpo, aí sim eles fazem força, muita força. O SPORTTIME viu de perto o resultado de tanto empenho no Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo. Resultados permeados por história de restrições e comprometimento.
A malhação também não precisa ser somente assim, que tal agregar sensualidade ao corpo bem desenhado ? É assim na Pole Dance que vem quebrando preconceitos e caindo no gosto das mulheres.
Beleza em movimentos o sporttime registrou também em outra modalidade que promete trabalhar muito a força e o equilíbrio, a Patinação Artística, modalidade que encanta.
E como a patinação que pode se confundir entre o esporte e a cultura, outra modalidade muito brasileira ganha espaço no mundo com uma mistura de dança, educação e esporte. A Capoeira usa o rítmo do Berimbau para colocar na roda lutas que parecem mesmo dança, um show de domínio corporal numa arte marcial recente se comparada com outras como o Jiu Jitsu, esporte de combate formador de brasileiros campeõe mundiais . E precursor de modaliades tradicionais como o Judô, que une esporte competitivo com formação de cidadãos com valores morais e éticos tão importantes para uma sociedade melhor.
As modalidades de combate são uma verdadeira febre brasileira ,os campeonatos de Taekwondo registrados pelo SPORTTIME mostram um grande número de praticantes. E entre as mulheres que estão no combate temos que nos orgulhar de atletas como Rosilete dos Santos no boxe, dona do cinturão de uma das mais importantes organizações do Boxe mundial , a Associação Internacional de Boxe ,WIBA.
E se juntarmos o Boxe, o Jiu Jituso , o Taekowndo, o Muay Tay e outras modalidades de lutas teremos os ingredientes para um combate de MMA Mixed Martial Arts. Esporte em que o Brasil é também referência.
Nenhum comentário :
Postar um comentário