segunda-feira, 16 de maio de 2011

20 ANOS DROP DEAD - SKATE


Um grande evento reuniu a galera do skate nos dias 7 e 8 de maio na praça do Redentor, mais conhecida como praça do Gaúcho. Feras do skate nacional estiveram em Curitiba.
Não se sabe ao certo a data de surgimento do skate, mas com certeza vem da Califórnia , muito provávelmente no início dos anos 60, quando os surfistas levaram a diversão das ondas para as ruas da cidade.
Em Curitiba o esporte foi marcado pela construção da pista de skate na praça do Gaúcho, em 1973, auge do esporte nos Estados Unidos. A tribo dos skatistas, com suas roupas largas, bonés e atitudes ainda era marginalizada . Já nos anos 80 o skate passou a atrair a atenção da mídia e da iniciativa privada o que deu novo ânimo ao esporte.De lá prá cá o skate vem evoluíndo, ganhando reconhecimento como esporte e estilo de vida.
Esta foi uma grande oportunidade de ver amadores, masters, grand masters, legend e grand legend juntos na pista, apresentado suas melhores manobras para a alegria o  público . Nomes como Rodolfo Ramos, Marcelo Kosake, Ferrugem, Piolho e Og de Souza foram alguns dos feras que disputaram na pista. Foi como voltar no tempo.
O skate hoje é um esporte organizado, com forte apelo social, que agrega arte e movimenta um grande mercado. O Brasil sempre esteve bem representado nos campeonatos mundiais nas diferentes modalidades e as novas gerações vêm com tudo, como é o caso de Pedro Barros. Com apenas 15 anos ele faturou a medalha de ouro na modalidade skateboard em sua primeira disputa profissional nos X Games 2010, em Los Angeles. Ele bateu veteranos como Andy Macdonald. Pedrinho já havia causado sensação ao ser o atleta mais novo a desafiar com propriedade a Megarampa de 27 metros de altura em 2009 em São Paulo. Pedrinho sabe bem que como qualquer atleta o cuidado com a preparação física fazem a diferença.
O evento reuniu mais de 5 mil pessoas durante os dias 7 e 8 de maio público que veio prestigiar os atletas e mostrar sua paixão pelo skate. Foi sem dúvida um grande momento na história do skate de Curitiba,  já considerada a capital nacional do skate.


Nenhum comentário :

Postar um comentário