É da natureza humana gostar de desafios, e são os atletas que melhor exprimem esta característica. As provas esportivas reúnem pessoas dispostas a ultrapassar limites, sempre. E foi assim no Campeonato Brasileiro de Duathlon em São José dos Pinhais, onde 105 atletas de todo o país se encontraram com o objetivo de superar seus limites, de alcançar seu melhor tempo, de conquistar uma vaga para competir o Mundial na Espanha defendendo as cores do Brasil.
O Duathlon surgiu recentemente na Europa, a partir do Triathlon, prova que reúne corrida, ciclismo e natação, o clima rigoroso levou uma parcela dos praticantes de triathlon à trocar o trecho de natação por mais um trecho de corrida. Assim nesta competição nacional de Duathlon os atletas percorreram 10 km de corrida, passando para 44 km de ciclismo para terminar com mais 5 km de corrida. Apesar de possuir apenas duas modalidades o duathlon é muito desgastante, isto porque é a corrida que mais requer esforço do atleta, e no duathlon isto ocorre duas vezes.
Nesta seletiva os atletas encontraram um percurso duro e altamente técnico , com subidas e curvas que exigiram muito na hora da pedalada. Um percurso que foi estudado para oferecer aos atletas o mesmo grau de dificuldade que será encontrado na Espanha.
Uma prova como esta mobiliza um staff que além dos envolvidos diretamente na organização incluí, socorristas, exército e guarda municipal, tudo para garantir a segurança dos participantes. Além disso tem a participação indireta dos moradores, que cedem suas ruas para a passagens dos atletas.
Apesar de ser mais cansativo o duathlon não requer o treino de natação, tornando-o mais viável para muita gente, exige menos no treinamento, que alterna bicicleta e corrida, mesmo assim só mesmo quem acompanha de perto o trabalho do atleta sabe que a conquista de uma boa colocação depende de muita abdicação e determinação.
Um dos pontos importantes da prova é a transição entre a corrida e a bike, o atleta precisa estar com tudo em cima pra que durante a transição ele perca o menor tempo possível, afinal o tempo aqui é precioso.
A conclusão da prova teve um sabor especial para a primeira colocada da elite feminina, a chegada da paranaense Marcia Willy traduz o sentimento desta conquista, neste momento todas as dificuldades e barreiras encontradas no caminho mostram que valeu a pena.
Thiago Assad, o Turco, como é chamado pelos amigos, encarou a prova determinado a concluir num bom tempo, sem grandes expectativas e quando escutou o sinal da largada não imaginava o que iria acontecer. Muito emocionado o arquiteto que se desdobra entre trabalho e treinos conquistou o terceiro lugar e garantiu sua vaga para o Mundial em Madri em sua primeira prova como atleta da elite.
Na elite masculina o segundo lugar ficou com JOSE AUGUSTO com a marca de 1:56:54. ALEXANDER correu forte , dominando a prova toda, mas foi na bike que ele abriu vantagem para concluir o percurso em 1:54:41.Na categoria junior o destaque foi o paranaense Eduardo Antonio Lass com o tempo de 57:20 . Eduardo é a grande revelação do esporte paranaense, anote este nome, ele ainda vai brilhar muito no esporte.
Nenhum comentário :
Postar um comentário