domingo, 30 de março de 2014

SPORTTIME ESPECIAL MUAY THAI



Hoje a gente vai falar sobre  Muay Thai, uma modalidade de combate que surgiu na Tailândia a mais de dois mil anos. Todo golpe do Muay Thai tem o objetivo do nocaute, são combinações de golpes certeiros ,  socos , golpes com as canelas e pés e uso eficiente dos joelhos e cotovelos. Mas apesar de ser mundialmente conhecido por sua aparente agressividade o Muay Thai, como qualquer outra arte marcial, não tem como propósito a violência. O esporte chegou ao Brasil praticamente no início dos anos 80, e de-lá prá cá muita coisa mudou.
O trabalho de treinamento no Muay Thai é intenso. Apesar de os combates serem rápidos, esses minutos no ringue podem parecer uma eternidade se o atleta não estiver muito bem treinado também na parte aeróbica, para isso a corrida deve fazer parte da rotina.
Respirar , que é algo tão simples, que fazemos instintivamente pode ser um grande desafio durante um combate. É preciso aprender a controlar a respiração para garantir bom desempenho.
Para os atletas iniciantes e jovens a participação num campeonato vem acompanhada de um longo período de treinos e muita disciplina.
 Ser treinador vai muito além de ensinar as técnicas dos golpes, é preciso saber conduzir e motivar o atleta.Principalmente quando se fala em adolescentes.
O Muay Thai conhecido também como "a arte das oito armas" pode ser considerada uma das mais poderosas lutas de contato. Antes de um combate, os atletas reverenciam seus mestres e pedem proteção por meio do Wai kru, uma dança ao som de címbalos e flautas de "Java" onde cada lutador percorre os quatro cantos do ringue . No Brasil o Muay Thai é muito popular, mas nem tanto em sua forma mais tradicional.
O praticante do Muay Thai desenvolve agilidade e melhora seus reflexos instintivos  , não é à toa que esta modalidade é simbolizada pela serpente naja, assim como o bote da naja os golpes do Muay Thai são velozes e precisos, e para que sejam certeiros é preciso avaliar o oponente logo no início da luta.  
E para muitos o Muay Thai é um dos passos  em direção a outro objetivo, o MMA.
Apesar de ter como objetivo os combates, a prática do Muay Thai é uma boa escolha também para quem quer apenas condicionamento físico para encarar os desafios do dia-a-dia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário