domingo, 30 de março de 2014

2ª ETAPA DO CAMPEONATO METROPOLITANO DE MOUNTAIN BIKE 2014


Dia 23 de fevereiro Campo Largo viveu a emoção do ciclismo de montanha, 779 ciclistas inscritos na 2ª etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike encheram de cor e vitalidade os cerca de 52 km de estradas e trilhas da região .A concentração foi no parque Cambuí que amanheceu com a paisagem bem diferente e colorida com a movimentação dos ciclistas nos momentos pré-prova, um ajuste nas bikes aqui, um pneu pra calibrar ali e muita conversar entre  amigos...tudo aqui é diversão. Talvez esteja aí o segredo de tanta adesão ,  a cada prova novos ciclistas se aventuram na competição.
Pra quem não quer se aventurar sozinho nas trilhas, uma prova destas é perfeita. O percurso pró era de 52 km, mas para as categorias sport foram apenas 28 km, além de toda a estrutura de apoio, foram disponibilizadas 04 ambulâncias de plantão e muita distração ao som da banda Mardi Gras para quem ficou só na torcida.
Além de fazer bem para o corpo, praticar o esporte também é bom para a mente.
O momento das largadas impressiona ! Centenas de atletas prontos para desafiar seus limites numa aventura off road sobre duas rodas. Para quem já está a mais tempo no Campeonato o crescimento é bem visto .
O inédito circuito entre Campo Largo e Araucária oferecia uma prova com pouca dificuldade técnica, porém com as chuvas os trechos ficaram mais pesados. Mas ainda assim, não se compara às dificuldades encontradas na 1ª etapa do campeonato.
É as mulheres podem até estar em menor número, podem ser mais delicadas, mais vaidosas, mas nem a lama está assustando mais,  e elas estão cada vez mais competitivas e motivadas.
Vale sempre ressaltar a importância de manter a bicicleta em ordem. É bom conversar com os amigos, buscar informações e levar a bike numa oficina especializada. Uma boa bike garante mais conforto e estabilidade, guardando-se as diferenças entre ciclistas de alto rendimento e recreativos.
Nos últimos anos a bicicleta vem ganhando cada vez mais popularidade, seja como meio de transporte ou como esporte. Novos grupos de pedal e equipes estão surgindo. Pedalar com amigos, fazer parte de uma equipe parece ser uma grande ideia.
Muitos participantes acabam atraíndo para o esporte seus familiares, amigos e namoradas. O estímulo e o companheirismo são uma boa receita para levar a vida de forma mais saudável e divertida praticando o ciclismo.
A 2ª etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike mostrou o potencial que este esporte tem em nossa região. Aqui estavam reunidos atletas de todas as categorias, vindos por diferentes caminhos, a maioria esmagadora sem nenhuma pretensão de conquistar um lugar no pódio, mas sim superar suas dificuldades, seus medos , seus limites. Apesar de ser uma prova possível para muita gente, é preciso estar com a saúde em dia mantendo visitas regulares ao médico, é preciso estar preparado para um grande desgaste físico.
O primeiro colocado na elite masculina, Marcelo Moser, concluiu a prova em 01 hora 45 min e 21 segundos , 29, 62 km/hr em média, com uma expressiva vantagem  sobre o segundo colocado Diego Gabrisloviski que concluiu em 01 hora 49 minutos e 44 segundos.
Entre as mulheres da elite Ana Luisa venceu com o tempo e 02 horas 12 minutos e 38 segundos.média de 23,52 km/hora.
Com o crescimento e a popularização do ciclismo e o aumento no número de provas  tem estimulado também o surgimento der talentos jovens , muito motivados e com sonhos olímpicos.
Nesta etapa foram premiadas também as equipes vencedoras do campeonato em 2013, a força de uma equipe sem dúvidas faz a diferença nos resultados de cada atleta, resultados que mostram também a evolução técnica no esporte.
Quando os organizadores dos eventos ouvem as necessidades dos atletas e se preocupam com os detalhes que também atraem os familiares o esporte cresce. E por se tornar atrativo, confiável e seguro eventos como este estimulam novos participantes que antes talvez pensassem ser impossível enfrentar um desafio como esse.
Então fica a dica, acompanhe o calendário do campeonato metropolitano de mountain bike 2014 e participe. Tem atividade para toda a família e muita competitividade para os mais altos níveis de atletas do mountain bike.








Nenhum comentário :

Postar um comentário