domingo, 30 de março de 2014

CAMPEONATO ESTADUAL DE MUSCULAÇÃO ESTREANTES NABBA 2014


Sábado dia 08 de março 70 atletas de peso se encontraram em Araucária para o Campeonato Paranaense de Musculação Estreantes NABBA 2014. Um grande espetáculo de dedicação, disciplina e  superações no palco do Salão Paroquial da Igreja Matriz da cidade. Cada vez mais procurada por quem quer conquistar o corpo perfeito, a musculação ganha força ano após ano, derrubando mitos e preconceitos e levando o nome do Brasil do topo das mais importantes competições mundiais da modalidade. Muitos destes campeões como Ricardo Magalhães, que conquistou o campeonato mundial  em 2010 e foi top #4 no Mr Universe em 2011 estão por trás do preparo de alguns dos atletas estreantes deste campeonato.
Se você pensa que pra chegar numa competição como esta os atletas passam o dia na academia, certamente você não conhece este esporte. Primeiro estes atletas não surgem da noite para o dia, não há mágicas. O atleta Ílio , por exemplo, que hoje está com 21 anos pratica a atividade há 6 anos, há 2 vem treinando com maior dedicação e se preparou por 7 meses com foco nesta primeira competição.
Próximo da competição a dieta alimentar passa a ser muito rigorosa, o atleta precisa estar determinado.
Neste esporte o atleta busca a perfeição física através da hipertrofia, é no período off season que o atleta busca desenvolver ao máximo a massa muscular magra e volume, o aumento da ingestão de calorias é necessário e é normal que haja também aumento dos percentuais de gordura , o que será corrigido na fase da definição muscular.
Antes da competição a fase  do pré-contest é marcada principalmente por uma dieta muito restritiva, no dia que antecede a prova fica suprimida totalmente a ingestão de líquidos. Não é tarefa fácil .
Talvez seja a autocrítica uma das maiores forças motivacionais destes atletas.
Às vezes a motivação pode estar no resultado conquistado por outra pessoa.
As mulheres estão cada vez mais presentes neste esporte buscando o corpo desenhado e perfeito tão desejado, mas , como já dissemos sem sacrifícios não há resultados.
Apesar de termos hoje muitos meios de informação sobre nutrição e treino, ainda tem muita gente que acredita em resultados rápidos e fórmulas milagrosas, mas o melhor mesmo é procurar quem entende de fato do assunto, um bom preparador e uma academia especializada é o melhor caminho.
Filipe Marins é referência no fisiculturismo e para ele o bom humor pode ser um grande aliado do atleta neste momento da competição, que é o auge de todo o trabalho duro feito anteriormente.
A competição de musculação é feita por categorias , os atletas sobem ao palco e apresentam uma série de poses técnicas, eles precisam mostrar o desenho da musculatura e para conseguir fazer a pose bem feita o esforço é muito grande.  A arbitragem fica atenta à simetria, volume e definição. Neste evento a arbitragem contou com a participação da campeã Mundial e Miss Universe Overall Dora Rodrigues.
Outra fera que marcou presença no evento foi Larissa Cunha, Larissa foi a primeira Miss Physique Universe do Brasil. Na lista de títulos conquistados, Larissa tem também o tri-campeonato brasileiro,  o Mundia e o Sulamericano. São 19 anos de experiência e muito estudo e dedicação.
O Campeonato Estadual de Musculação Estreantes NABBA 2014 foi , sem dúvidas, um grande evento que comemorou também o trabalho de 10 anos da entidade no Paraná , trabalho que contribuiu com a formação de grandes atletas e que mostra o potencial de muitos talentos que ainda vão longe levando nossa bandeira.
Então está aí a oportunidade de assistir e conhecer melhor o trabalho destes atletas que se dedicam de corpo e alma ao fisiculturismo, é dia 05 de Abril às 17 horas no salão paroquial da igreja matriz de Araucária , The Big Champion, imperdível.

Nenhum comentário :

Postar um comentário