domingo, 23 de fevereiro de 2014

SPORTTIME ESPECIAL PATINAÇÃO


A patinação ou patinagem apresenta várias modalidades que utilizam diferentes patins, o de lâminas para o gelo, sobre rodas paralelas ou inline. Apesar de terem as mesmas raízes as modalidades podem ser muito diferentes entre si . Hoje vamos mostrar duas delas, a artística sobre rodas e o slalon free style, formas muito diferentes de deslizar sobre as rodinhas e realizar manobras ou elementos como se diz na patinação artística. A execução dos movimentos na patinação artística vêm acompanhados de muita leveza e rítmo.
A patinação exige equilíbrio e coordenação motora, os movimentos como giros e agachamentos exigem muito da musculatura das pernas e glúteos. Podemos dizer que é uma atividade complexa e o melhor é aprender na infância ou adolescência. Hoje já existem várias escolas de patinação artística e o custo é bem acessível
Mas se você quer mesmo começar a patinar vai precisar aprender a cair, afinal nas atividades sobre rodas as quedas fazem parte da formação.
Numa apresentação de patinação artística o que se vê é muita leveza e movimentos cadenciados pela música, toda a beleza estética esconde um esforço incrível das atletas para realizar todos os elementos necessários durante o tempo do programa executado.
Preparar uma equipe para competir é tarefa árdua que vai além dos treinos práticos.
E se na patinação artística a presença feminina é maciça e os movimentos são suaves, na modalidade inline slalon free style são os homens que mais se destacam em manobras desafiadoras. Esta modalidade é a preferida dos jovens que gostam de desafiar os limites e criar manobras, aqui vale a criatividade e o ineditismo da manobra.
Diferente da patinação artística onde os atletas  já começam a conquistar resultados e com isso os tão importantes apoios e patrocínios, no slalon free style as coisas ainda dependem de muita vontade e investimentos.
As garotas também estão aderindo à onda do slalon free style.
A patinação, seja ela quem qual modalidade for, é muito divertida e na maior parte das vezes o patinador começa apenas pela brincadeira mesmo pra depois entrar pra valer nas competições.
Seja qual for a modalidade de patinação , uma coisa elas têm em comum, as  manobras que desafiam o corpo e o equilíbrio.  

Nenhum comentário :

Postar um comentário