domingo, 23 de fevereiro de 2014

1ª ETAPA DO CAMPEONATO PARANAENSE DE SPRINT TRIATHLO 2014 - A PROVA



Os triatletas deram a largada para a temporada 2014. Dia 16 de fevereiro a cidade de Guaratuba foi o palco da 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Sprint Triathlon, modalidade com distâncias curtas, 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida com as categorias Speed, Mountain Bike e Revesamento. Uma competição como essa pede a realização de um simpósio técnico na véspera , momento em que a organização do evento apresenta detalhes da prova e esclarece dúvidas.
Uma das estrelas presentes neste evento em Guaratuba foi Juraci Moreira. Juraci tem na bagagem nada menos que a participação nos Jogos Olímpicos de 2000, 2004 e 2008, o atleta é hexacampeão brasileiro na modalidade Olímpica e se prepara para outras grandes conquistas, entre elas , levar o triathlon para as crianças.
Representante do Brasil nas paralimpíadas, Fabiano quer ir sempre mais longe. No triathlon ele encontrou um meio de competir de muletas e se esforça para encontrar um patrocinador que o ajude a melhorar ainda mais seu desempenho com a compa da prótese adequada para a corrida.
Para quem quer participar das provas de triatlhon a regra é simples: muita determinação, treino e disciplina, afinal é preciso ser bom em 3 modalidades. O ciclismo é a mais crítica das três modalidades, já que para um bom rendimento o atleta precisa pedalar muito. Muitos procuram as estradas , mas o grande risco faz os triatletas buscarem outros meios de treinos mais seguros.
Ao fim do simpósio a grande questão era a condição do clima e da maré, o forte vento deixou o mar excelente...mas não para o triathlon e sim para o Surf  .


A primeira etapa do Campeonato Paranaense de Sprint Triathlon reuniu 250 atletas do Paraná e contou com a presença de atletas da Argentina, França, Bélgica e México. Ondas grandes e muito vento deixaram os organizadores apreensivos com a natação desde sábado. Sem melhora nas condições do mar , no domingo o triathlon virou duathlon terrestre e em vez de nadar os participantes começaram a prova correndo 5 km.
Decididamente os treinos para o triathlon são um grande desafio diário que a maioria precisa equilibrar com a família e o trabalho, mas nada que com boa vontade não se consiga.
Se para uma prova de Sprint Triathlon é preciso muito treino, imagina o treino necessário para uma prova de Iron Man onde a natação são 3.800 metros de natação, 180 km de ciclismo pra então encarar uma maratona, 42,125 km de corrida. Tem que nem pense nisso mas tem quem mal começou e já sonha chegar lá.

Mas quem só corre, só nada ou só pedala também pode participar da festa, é que existem as categorias de revezamento que permite que grupos de amigos se reúnam para disputar juntos .
Para o ciclismo o clima também não estava colaborando, o vento forte preocupou muitos atletas e pediu atenção.
Todos estes fatores devem ser tratados durante os treinos para preparar o atleta para as adversidades climáticas.
Quem tinha a natação como ponto forte nesta etapa do Campeonato Paranaense de Sprint Triathlon , teve que enfrentar o desafio de dois trechos de corrida, mas sendo em prol da segurança, a mudança é apoiada por todos.
Depois de estar tudo pronto na transição os atletas largaram para os primeiros 5 km de corrida, num  percurso totalmente plano porém com bastante interferência das fortes rajadas de vento, já no ciclismo a prova foi muito técnica com muitas curvas e a famosa subida do Ferry Boat e lógico a descida também. A cidade de Guaratuba ganha um brilho diferente com as provas de triathlon, suas ruas são tomadas pelos atletas e quem mora aqui aprova.
Certamente temos aqui alguns dos melhores triatletas do Brasil, mas a grande maioria corre muito mais por amor do que por um lugar no pódium. É gente que se emociona com suas conquistas e com a conquista dos amigos, é gente que ama o que faz. Numa prova destas tudo pode acontecer... até pedido de casamento na linha de chegada.
E se a data é importante a melhor comemoração é mesmo entre amigos fazendo o que mais gostam, no caso triathlon.
E a prática de esporte muitas vezes esta ligada ao turismo, assim viajar para competir é uma boa pedida para conhecer novos lugares .
Nem todos os participantes das provas de triathlon estão de fato objetivando este esporte, alguns utilizam estas competições como treinamento forte.
Sabemos que os pais devem sempre apoiar os filhos na prática de uma atividade física, mas aqui a gente encontrou uma família onde os pais não só apóiam mas decidiram também praticar e participar das provas.
Muita gente estava participando de um triathlon pela primeira vez, e infelizmente a prova não foi aquela dos sonhos, com clima ameno e mar sereno. Ao contrário, frio, vento e chuva que deu medo em muita gente, mas talvez melhor do que participar de uma prova totalmente dentro da expectativa é perceber que é possível vencer o medo e o desafio, esta sim é uma grande conquista no esporte.
Thiago Assad largou na frente e chegou em primeiro ao fim dos primeiros 5 km à transição, em seguida veio Mauro Cavanha e em terceiro Juraci Moreira Jr, no ciclismo os três fizeram uma prova à parte revezando-se e chegando praticamente juntos na transição. Foi na corrida que a força olímpica de  Juraci Moreira Junior fez toda a diferença. Mauro Cavanha também ganhou vantagem na corrida sobre Thiago Assad que ficou com a terceira colocação. Juraci venceu com o tempo de 56'24".
Entre as mulheres, Marcia Willy liderou a prova de ponta a ponta, seguida por Ana Kozievitch e Maurete Schumacher. Márcia abriu vantagem a cada modalidade e concluiu em 1 h 10' 23".
As provas de triathlon exigem um grande esforço dos organizadores para atender as demandas dos atletas  com total segurança. A mobilização é grande em toda a cidade, com várias ruas fechadas para o percurso, na beira mar é dada total prioridade à corrida e no mar a segurança é redobrada. A organização deve sempre estar pronta para enfrentar qualquer adversidade e socorrer sempre que for preciso.
A temporada está aberta e muitos outros desafios na água e na terra ainda virão . Se você quer acompanhar o calendário do triathlon paranaense acesse: www.fptri.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário