terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

1ª ETAPA DO CAMPEONATO METROPOLITANO DE MOUNTAIN BIKE MARATHON 2014



A temporada do ciclismo de montanha no Paraná começou com força total, mas de 700 ciclistas participaram da 1ª Etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike Marathon 2014, quebrando mais um recorde na história do Campeonato e o colocando entre os 5 principais campeonatos de ciclismo de montanha do Brasil. Antes das sete horas da manhã os ciclistas começaram a chegar na Toca do Jacaré ,  em Campo Largo. O dia começou com temperatura amena , mas a forte neblina já anunciava um dia ensolarado e quente, muito quente. A expectativa dos participantes era de uma prova com alto grau de dificuldade, sem problemas, porque é isso mesmo que eles querem.
Com as divisões  pró , 43 km e Sport, 23 km, níveis diferentes de ciclistas puderam participar . É importante o competidor avaliar seu condicionamento antes de optar pela divisão que vai disputar e treinar bastante para atingir seus objetivos.
Além de bastante treino o participante iniciante deve ficar atento ao equipamento que vai utilizar e aprender os macetes com quem já tem experiência.
As dificuldades esperadas para este percurso já rondavam os pensamentos de muita gente nos dias que antecederam a prova. Os ciclistas que iriam enfrentar pela primeira vez uma prova de mountain bike estavam asiosos, caso do Renato, que apesar de já praticar  outra modalidade de ciclismo, sabe que aqui tudo é bem diferente.
Esta primeira etapa mostra que a qualidade do campeonato ultrapassou fronteiras e vem atraindo ciclistas de outras cidades e de outros Estados. Os grupos se organizam , dividem o transporte e as alegrias de passar um dia fazendo o que mais gostam, pedalar muito.
Na região montanhosa entre Campo Largo e São Luiz do Purunã o percurso não era para média alta de velocidade. Desde o início a seqüência de subidas castigou. E depois de uma subida, sempre tem uma descida e é aí que o ciclista precisa de todo cuidado, a tentação de ganhar alguns segundos somada às pedras soltas são uma combinação propícia para quedas. As single-tracks  também exigiram técnica e força. Com tantas dificuldades muita gente precisou dar aquele empurrãozinho na bike nos momentos mais críticos. Mas tudo bem, isso faz parte deste esporte e todos , inclusive as mulheres,encaram estas dificuldades como pura diversão . E elas também surpreenderam em número de participantes, cerca de 70 inscritas, um número expressivo
Além das mulheres, houve também um aumento no volume de ciclistas juvenis, é uma nova geração de ciclistas de montanha.
Tem quem pratique o mountain bike pela adrenalina, por ter espírito aventureiro e competitivo ou simplesmente para praticar um exercício em contato com a natureza. Este esporte já tornou-se um vício e as mountain bike respondem pela maior parte das vendas de bicicletas. No Paraná o mountain bike realmente precisa de provas desafiadoras como esta, fundamentais para a formação de nossos atletas de elite, para os iniciantes das categorias Sport  a prova também é exigente, porém possível para todos que treinaram o suficiente.  Importante lembrar que o preparo não está só nos treinos, mas também nos cuidados com a nutrição e com a hidratação., aliás as garrafinhas também estão evoluindo,  agora já possuem até filtros , garantindo água pura em qualquer lugar. Hidratação , treino e a força de uma equipe com certeza dá resultado.
Frank , veio de Itapema, litoral de Santa Catarina, e faturou o primeiro lugar na elite masculina com uma média de 23 km por hora concluindo a prova  em  01:51:48 . A equipe de Itapema está vindo firme para o Campeonato Metropolitano 2014.

Para os ciclistas da divisão Pró, as dificuldades foram maiores não só pela diferença da distância com 20 km a mais que a Sport, mas também pela diferença de altimetria, enquanto a Sport ficou com cerca de 750 metros, a Pró precisou superar os 1300 metros.
E não é difícil encontrarmos por aqui triatletas se aventurando na terra só pra quebrar a rotina e conhecer um outro lado do ciclismo.
Celso Ribas do blog jacusdeduasrodas mais uma vez marcou presença fazendo a cobertura especializada e competindo,e levou o 2º lugar de sua categoria nesta etapa.
Não é da noite para o dia que um evento como este ganha tanta credibilidade e adesão, foram muitos anos e muitas dificuldades em provas que no começo reuniam apenas 50 ciclistas. Hoje o Campeonato Metropolitano de Mountain Bike Marathon se consolida como um dos mais importantes campeonatos desta modalidade no Brasil.
Fique atento ao calendário pelo site www.cmmtb.com.br e vá treinando para a próxima etapa, afinal se você tem uma mountain bike você tem que participar desta festa.

Nenhum comentário :

Postar um comentário