segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

SPORTTIME ESPECIAL TAEKWONDO



O Taekwondo , surgiu na Coréia há mais de 2000 anos. É uma das mais antigas artes marciais e origem de muitas outras. O Taekwondo no Brasil tem um nível técnico elevadíssimo e o Paraná, em especial, possui importantes talentos com reais possibilidades de representarem nosso país nas Olimpíadas de 2016. O Estado do Paraná já pode ser considerado referência nesta modalidade.
Para conquistar um espaço na seleção brasileira e ter chances de participar das olimpíadas de 2016, jovens como Natália se dedicam de corpo e alma aos treinos diários .
Literalmente Taekwondo significa Tae (pés), Kwon (mãos) e Do (caminho), então a prática do Taekwondo envolve golpes e movimentos de mãos e pés, com muita agilidade e flexibilidade, o que vale dizer que o Taekwondo é uma arte que integra todo o corpo. Por ser um esporte de impacto e rapidez, os praticantes devem utilizar equipamentos de proteção para que não ocorram ferimentos durante os golpes.  A modalidade atrai muita gente e são organizados campeonatos brasileiros open que reúnem atletas de todos os cantos para uma experiência competitiva importante.
Existem vários estilos de Taekwondo bem diferentes da modalidade olímpica. O Taekwondo Songahm é também muito popular e possui campeonatos nacionais e internacionais. Nestes estilo prevalece a luta de semi contato e o domínio da técnica, os atletas não visam o nocaute e sim a maior soma de pontos. O Songham  incorpora treinamentos mais amplos como defesa pessoal e armas, as  fórmulas Songahm possibilitam o desenvolvimento gradual da coordenação, de habilidades físicas, poder mental e perseverança.
As mulheres são muito presentes no Taekwondo, Fernanda Cavenatti, atleta faixa preta 3 º Dan, considera que o crescimento feminino se dá justamente por esta modalidade prezar muito mais pela técnica do que pelo confronto.
Os praticantes do Taekwondo trabalham com 3 pilares, esporte, escola e família, é a harmonia deste conjunto que forma bons atletas e pessoas mais fortes e disciplinadas e que levam para a vida estes e muitos outros valores importantes para a construção de uma sociedade melhor.

Nenhum comentário :

Postar um comentário