segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

SPORTTIME ESPECIAL NATAÇÃO


A natação é considerada um dos esportes mais completos para se praticar, trabalhando no meio aquático o corpo não sente as pressões e impactos e ainda ganha força e resistência. É possível começar a nadar aos 2 meses e seguir a vida nadando até os 100 anos.
E se olharmos bem vamos ver que estes heróis da terceira idade estão mesmo por aí, mostrando que o corpo pede movimento.
As crianças podem aprender a nadar de forma prazerosa e respeitando suas particularidades etárias.
O esporte pode ser realmente um reforço para a formação de uma pessoa, alguns princípios como disciplina e respeito e as experiências de ganhar e perder são aplicadas ao dia-a-dia. Neste sentido a participação das crianças em competições é sempre muito bom.
Além de ser uma excelente prática esportiva a aprendizagem da natação é também uma questão de segurança. E já existe até um movimento mundial para chamar à atenção para a necessidade de se aprender a nadar, é a Maior Aula de Natação do Mundo.
Muita gente aprende como se comportar no ambiente aquático graças à este grande movimento mundial.
Depois de conhecer o esporte pode vir a paixão e a partir daí não para mais. Com tantos benefícios e prazeres da natação, muita gente se mantém na prática durante anos e nem pensa em parar.
Os nadadores se dividem entre fundistas e velocistas. Para cada objetivo uma estratégia de treino, e como uma forma de treino a participação em eventos como desafios, travessias e competições fazem toda a diferença, é hora de colocar o treinamento cotidiano e a estratégia em prática. Um bom exemplo de evento que propicia treino e diversão na natação é a maratona aquática onde equipes nadam 6 horas consecutivas se revezando em tempos de 30 ou 15 minutos, e aqui também vale estratégia.
Outra grande diversão no mundo da natação são os desafios. Neste por exemplo os nadadores realizaram 80 tiros de 100 metros, além de ser um bom treino puxado é sempre divertido.
Estes desafios reúnem nadadores de diversas modalidades e até de outros esportes, como é o caso dos triatletas que têm na natação talvez  o principal desafio para a maioria. Toda oportunidade de treino diferente vale a pena para o triatleta.

A natação é um esporte versátil, pode  ser praticada em alto rendimento ou somente objetivando melhor qualidade de vida, os benefícios vão além do físico, são também psicológicos e emocionais. Nadar só faz bem !

Nenhum comentário :

Postar um comentário