segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

PARADESPORTO , MOTIVAÇÃO PARA TODOS - PARTE 2


Temos várias estrelas no paradesporto brasileiro, cada um com sua história de superação, são pessoas que servem de estímulo para que outros deficientes entrem para o mundo do esporte. O Rugby em cadeira de rodas, por exemplo é uma modalidade paradesportiva específica para tetraplégicos. E quem decide romper suas barreiras e praticar o esporte, garante que encontrou  um grande aliado na conquista pela autonomia e melhor qualidade de vida.
A classificação funcional do Tênis em Cadeira de Rodas é menos complexa  que em outras modalidades, o único requisito para que uma pessoa possa competir é ter sido medicamente diagnosticada uma deficiência relacionada com a locomoção, o que permite que pessoas andantes também possam praticar o tênis em cadeira de rodas. Osvaldo é andante e precisou aprender a comandar a cadeira, hoje se sente mais motivado e sonha alto.
Segundo o IBGE, quase ¼ da população brasileira possui algum tipo de deficiência,  o que significa quase 46 milhões de pessoas. Estão aí todos aqueles que nasceram deficientes ou se tornaram deficientes no decorrer da vida, seja por acidentes ou doenças. O esporte é uma ferramenta importante, que pode melhorar a qualidade de vida e dar mais autonomia aos deficientes. Apesar de termos tecnologias avançadas, profissionais especializados e centros de excelência na reabilitação, muita gente desconhece as possibilidades que o esporte oferece aos deficientes.
Para cada modalidade é feita uma classificação funcional, de acordo coma utilização muscular do atleta e da técnica . As experiências motoras de um deficiente que pratica esporte são ampliadas através da possibilidade de execução de novos movimentos. O tiro paradesportivo por exemplo é possível para diversos tipos de deficientes.
São várias modalidades adaptadas, que atendem aos mais diversos gostos e habilidades. Tomar a iniciativa de praticar um esporte é um grande passo para uma vida melhor, tanto física quanto psicologicamente.
Ser vencedor no paradesporto é começar, é decidir fazer o primeiro movimento.
Com tantos exemplos incríveis que vimos aqui, é difícil não se sentir capaz de conquistar objetivos, de buscar novos caminhos, de construir uma nova realidade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário