Em março de 2011 o SPORTTIME foi conferir um desafio impressionante,o Audax , prova que surgiu na França 1891 e ganhou o mundo. Esta prova leva os participantes a superarem o desafio das longas distancias em bicicletas começando com 200 km, distância mínima para se ter o primeiro brevê de uma sequência que passa por 300, 400 e 600 km quando finalmente o ciclista está pronto para participar da prova mais audaciosa de todas os 1200 km do Randonneur Paris-Brest-Paris na França. No Audax não existe classificação ou pódium, o que se tem é um tempo limite para a conclusão. Esta turma desafia seu corpo ao limite. O percurso da prova que registramos foi de 400 km, e o ciclista que entra neste desafio precisa ter um excelente condicionamento físico além de um cuidado extra com a nutrição, afinal eles chegam a perder até 6 kg durante esta prova. Mas como sempre, tudo vale a pena.
E pedalar é mesmo uma aventura, para uns a aventura é pedalar assim, horas a fio na estrada, mas para outros a aventura é encarar os obstáculos das provas de mountain bike cross country, provas cheias de sigle tracks , descidas íngrimes e escorregadias e subidas tenebrosas.
As etapas paranaenses de cross country vêm batendo recorde de inscritos. Na etapa que registramos na Estância Águas da Serra , em São Luiz do Purunã os participantes vieram de todos os cantos do Estado. Uma pista altamente técnica que tem total aprovação dos atletas e que é circundada por um cenário maravilhoso . Este é um dos pontos atraentes desta modalidade, praticar o esporte em meio a natureza e ter em cada prova um percurso diferente . O Paraná recebeu também uma das etapas do brasileiro de cross country, onde 180 atletas de vários Estados brasileiros , entre eles os melhores do ranking nacional , enfrentaram uma das mais desafiadoras provas de xco do Estado, numa pista que surpreendeu a todos por seu traçado técnico num local que permite ao público acompanhar a prova até mesmo dentro das trilhas.
Sem tantos obstáculos e trilhas mas altamente exigentes as provas de maraton também reúnem grande número de participantes no dia 24 de junho o sporttime acompanhou 1ª volta paranaense de mountain bike. A prova teve 150 km divididos em 3 etapas com a primeira largada saíndo da Vila Olímpica em cCampo Largo com destino à São Luiz do Purunã.
A prova contou com percursos que variavam o grau de dificuldade exigindo muito dos ciclistas, mas a incrível beleza natural do percurso parece que serviu como energia para que os atletas superassem qualquer obstáculo.
E para o crescimento do esporte, nada como uma boa divulgação. O blog Jacus de Duas Rodas, desenvolve um trabalho de comunicação focado no ciclismo de montanha e acompanha de perto o crescimento deste esporte que promete muito para 2012.
A seguir a gente vai falar de algo mais radical, modalidades como down hill e dirt jum são desafiadoras e reúnem ciclistas que querem mesmo é se arriscar, enfrentar os perigos de descidas incríveis ou saltos com manobras muito loucas no ar. Veja no próximo bloco.
Nenhum comentário :
Postar um comentário