Agora que o ano realmente está começando é o momento de retomar a rotina e junto com ela a prática regular da atividade física. Na pausa d a prática de exercícios todos os resultados obtidos por meio do treino regridem aos seu estado pré-treino, é como se o organismo a se adaptasse à falta da atividade e gradativamente o corpo vai perdendo o condicionamento físico conquistado.
Segundo o professor Fernando Amaral o segredo está na regularidade da prática esportiva e quando surgem estes períodos de pausa é importante não se acomodar à nova condição e retomar as atividades o mais breve possível. Nesta retomada da atividade uma figura é de grande importância, o professor. É ele quem vai motivar e proporcionar um retorno mais confortável ao aluno.
Mas não é só quem parou para as férias que precisa de estímulos e de motivação. Muitas pessoas se programam para iniciar uma atividade física no início do ano. Um dos pontos que dificultam o início da prática é aquele pensamento : não sei fazer, não sou bom, não vou conseguir acompanhar. No caso da natação o importante é se sentir seguro com o professor e iniciar com uma turma do seu nível, é possível para qualquer pessoa desde que com aprovação médica como em qualquer outra modalidade.
Cada pessoa sente a retomada do exercício de uma forma diferente, de acordo com seu histórico, com o tempo da pausa e com seu condicionamento. Mas a motivação dos professores e o prazer de voltar para a piscina faz o nadador supera tudo.
Para atletas de alto rendimento a pausa não é tão simples assim, o desempenho é tudo e quando a pausa é por lesão, onde o atleta fica totalmente afastado dos treinos a retomada é dura.
A freqüência com que se pratica uma atividade é o segredo da manutenção ou da evolução no seu grau de condicionamento físico. Infelizmente não há efeitos acumulativos quando se trata de condicionamento, o importante é praticar um esporte que lhe traga bem estar e manter a regularidade sempre.
Nenhum comentário :
Postar um comentário