sábado, 3 de setembro de 2011

XVII ENDURO DE REGULARIDADE CACHORRO LOUCO



Aqui no SPORTTIME voce já viu Motocross, Velocross e Cross Country, desta vez você vai conhecer  outra tribo de pilotos loucos por aventura, são os enduristas. Domingo , 28 de agosto, eles  se encontraram em Pién para o 17º enduro de regularidade cachorro louco.
O enduro é uma competição em trilhas que associa a resistência do piloto e da moto ao longo de um percurso caracterizado pelas irregularidades do terreno. A maior parte dos pilotos de enduro começa com um simples passeio de moto, só que depois... andar só  na estrada não basta e eles partem para as trilhas . Entrar no mato, subir ladeiras, passar por atoleiros, superar as pedras do caminho, isso sim é divertido pra eles.
Assim como os pilotos de outras modalidades off Road sobre duas rodas, os enduristas buscam aventura e superação , nesta modalidade o preparo físico e a concentração para seguir a planilha e se mater no tempo da prova fazem a diferença .
Pra organizar uma prova de enduro de regularidade o trabalho é enorme, é preciso analisar o terreno, determinar o tempo e a velocidade ideal, pensar na infra-estrutura e ter acesso à tecnologia GPS para controlar os  resultados de cada piloto.
Mesmo com todos os cuidados para que o percurso esteja ok , a prova é longa, são 120 km e imprevistos podem acontecer. Antes dos pilotos largarem um piloto sai na frente com a missão de verificar o percurso e solucionar possíveis contratempos no trajeto. É o piloto 00. Nesta prova quem assumiu esta função foi Emersom, piloto que lidera o Campeonato Paranaense , o TCC fim e o TCC de regularidade , além da copa vila velha.
André além de jornalista e fotógrafo é apaixonado pelo esporte , veio de São Paulo preparado para entrar na trilha e coletar o material que estará na edição 107 da revista pro moto.
Diferente de outras modalidades, no regularidade não é a velocidade que conta, vence a prova aquele que conseguir se manter dentro da média horária estabelecida.  E não importa os obstáculos que o piloto vai encontrar, é preciso concentração na planilha .

E o esporte é agregador. As provas de enduro são momentos de diversão, oportunidade para reunir amigos e família .
Apesar de poucas, as mulheres  estão presentes no enduro, encarando o desafio .
Ficar sem planilha, perder o rumo no enduro é complicado, quando um imprevisto acontece é preciso improvisar, mas nem sempre funciona.
Depois de conquistar vários títulos paranaenses e também o sul brasileiro na categoria over 40, Marcos se prepara para encarar o enduro da independência. Piloto experiente, ele fala desta prova do
Depois de cumprida a missão do enduro, é hora de se organizar para partir.
A equipe organizadora está mesmo de parabéns, os pilotos são unânimes quanto à qualidade da prova.
Nem sempre o resultado é aquele tão desejado, vilões como o cansaço podem ser cruéis. Mas parceiros são parceiros pro que der e vier, pelo simples prazer de estar juntos superando seus limites.


Nenhum comentário :

Postar um comentário