sábado, 3 de setembro de 2011

TORNEITO NACIONAL CIDADE DE CURITIBA DE ESGRIMA




A rodada do circuito nacional de esgrima, trouxe para Curitiba os melhores atletas do país e foi decisiva para a confirmação da equipe que representará o Brasil nos Jogos Panamericanos de Guadalajara no México.
Todos os anos a Confederação Brasileira e a Federação Paranaense de Esgrima organizam o Torneio Nacional Cidade de Curitiba de esgrima. Esta foi a última competição antes do Pan 2011 e o nível dos atletas com esteve altíssimo deixando as disputas acirradas.
A esgrima vem se tornando mais popular ano após ano. Quem conhece o esporte logo se impressiona com os ganhos para o praticante como o desenvolvimento da agilidade nos pensamentos e movimentos, aumento da concentração e do equilíbrio, desenvolvimento de reflexos rápidos e aumento da resistência muscular. Praticar esgrima hoje ficou mais fácil e acessível.
Athos Schwantes é destaque da esgrima nacional, vive na Itália onde trabalha intensamente buscando uma vaga para as olimpíadas de Londres. Athos é um bom exemplo de que planejamento e treino podem levar o atleta muito longe. Ele sempre buscou apoios que permitissem seu crescimento como atleta. Há 6 anos é beneficiado pela lei de incentivo ao esporte da prefeitura municipal de Curitiba, conta com o patrocínio da Petrobrás e é sargento técnico temporário do exército brasileiro, com estes recursos consegue se manter na Itália treinando e participando das competições mais importantes da esgrima mundial, para estar à altura dos atletas olímpicos.
Um dos mais importantes esgrimistas do Brasil é Roberto Lazzarini, são 38 anos de conquistas no esporte, Lazzarini foi campeão brasileiro em todas as categorias, esteve em 4 panamericanos e 2 olimpíadas e no auge de seus 50 anos ele se mantém entre os melhores do Brasil, com o 3º lugar no ranking nacional.
No Brasil não se encontram mulheres esgrimistas assim em qualquer lugar, mas aos poucos alguns nomes femininos surgem e a tendência é que o esporte vá ganhando maior popularidade entre as mulheres.

Nenhum comentário :

Postar um comentário