segunda-feira, 30 de maio de 2011

FESTIVAL DE ESGRIMA INFANTIL




A esgrima é um esporte olímpico e pode ser praticada com 3 armas, o florete, o sabre e a espada, sendo que a espada é a mais popular. Nas competições os esgrimistas são dividos em categorias masculinas e femininas, mas em festivais como este que o SPORTTIME registrou, as meninas e os meninos participam juntos oportunizando à todos um maior número de disputas.
Ivan Schwantes faz parte de uma família de tradição na esgrima, arte passada de avô para filho e netos, hoje 3 irmãos Schwnates estão entre os melhores do Brasil. Ivan foi tetra campeão brasileiro e campeão sul americano e continua treinando para buscar resultados. Athos, um dos irmãos vive na Europa pelo esporte e recentemente conquistou medalha de bronze  no TROFEO DEL SABATO OPEN, competição disputada no Club Scherma Roma, na Itália. Ivan vê com esperança o crescimento do esporte e o aumento do número de praticantes.
A agilidade realmente conta muito na esgrima e talvez seja o ponto mais difícil para o aprendiz. Os pequenos esgrimistas se dedicam em aulas duas ou três vezes por semana e aos poucos vão dominando a espada, sabem que estão no começo e que é preciso muito treino para chegar aos mundiais. E treino não é moleza, só segurar a espada e se habituar à mascara já são um desafio e tanto para um corpo tão pequeno.
Aos  poucos a esgrima vem ganhando forças, com adeptos cada vez mais novos. Devido às características do esporte, a idade ideal para começar é a partir dos 8 anos quando a criança já tem desenvolvidas algumas habilidades motoras importantes no esporte.Os praticantes da esgrima aprendem cedo valores válidos para a vida fora do esporte  também.

Nenhum comentário :

Postar um comentário