Quem foi que falou que competição é só pra quem é novo. Tem muita gente acima da média nadando muito, é a natação master. Regulada pela Federação Internacional de Natação Amadora, este movimento que teve início nos anos 70 nos Estados Unidos , e já reúne atletas no Brasil há mais de 27 anos. Nesta modalidade o lema é : amizade, entendimento, participação e competição. As categorias master são dividades por idade , de 5 em cinco anos, assim a partir de 25 anos já se considera o nadador como master.
Um dos grandes nomes da natação master brasileira, Marcos Mattioli, veio participar desta competição em Curitiba. Marcos tem uma trajetória que impressiona, seu primeiro contato com a natação foi aos 3 anos, dali seguiu conquistando títulos, foi campeão brasileiro, sul americano, latino americano e medalhista de ouro nas Olimpíadas de Moscou, parou de nadar por oito anos e volto com tudo, quebrando 40 recordes mundiais, e foi considerado o melhor nadador master do mundo em 2007 ,conquistou ainda 16 medalhas, 14 de ouro e 2 de prata.
Há doze anos nadando, Dora que é especializada em natação em águas abertas conquistou o 1ª colocação na piscina na Copa Mercosul. E a gente vê no brilho dos seus olhos a paixão pelo esporte.
A natação master movimenta um grande número de atletas, só no Paraná são mais de 1500, são cerca de 300 inscritos para capa competição, eles encontram nestas competições uma forte razão para continuar fazendo o que gostam. As competições são o momento de mostrar todo o trabalho realizado, um calendário repleto de eventos estimula os nadadores a manter o rítmo de treinamento para fazer bonito na hora da prova.
Nenhum comentário :
Postar um comentário