sábado, 21 de maio de 2011

2ª ETAPA PARANAENSE DE MOTOCROSS EM IMBITUVA


Imbituva, conhecida como Cidade das Malhas, no dia 15 de maio se tornou a cidade do motocross . Atletas do Brasil e do exterior se reuniram para a segunda etapa do Campeonato Paranaense de Motocross
O Pista do Foguinho está numa região privilegiada dos  Campos Gerais e oferece uma infra-estrutura que garante o apoio necessário para receber um evento como esse. Nem mesmo a chuva afastou o público e foi na lama que os atletas encararam o desafio da prova. Apesar de uma lesão no joelho, Foguinho não ficou de fora da competição. Poder  trazer o evento para o jardim de casa é uma grande diversão para todos da família.
Apesar de a pista molhada ser um atrativo para o motocross, a chuva que caiu em Imbituva foi excessiva e o que se viu foi muita dificuldade, muitas quedas e motos pesadas de tanta lama.. Para a elite, os 20 minutos de prova exigiram muito braço pra segurar as máquinas.
As bandeiras amarelas não paravam, sinalizando que havia moto no chão.Mesmo assim, o esforço dos pilotos para ultrapassar seus limites e o limite de suas motos, buscando o melhor tempo, sempre proporciona muita imagem.
Ao ver os pilotos numa prova pouca gente imagina o esforço físico requerido para controlar a moto . A mistura entre controle, força, resistência, reflexo, raramente é observado pelo público, até porque fica camuflado sob uma proteção corporal que lembra os cavaleiros medievais: capacete, colete, luvas, botas, protetores para coluna e pescoço. Tudo isso junto restringe os movimentos que somado ao  peso natural da mota, acrescido da lama que adere em tudo, torna a prova um verdadeiro combate que exige muito do atleta. Os saltos podem parecer o auge do desempenho do piloto, mas na verdade são um momento de pausa do desgaste que vem sendo feito nas curvas e ultrapassagens.
As mulheres já estão presentes no motocross, ainda que de forma tímida, mas aquelas que se aventuram na lama das pistas sabem o que querem e mostram competência. Bruna entrou na pista e mostrou que tem garra. Ela se manteve em segundo tocando num rítmo muito bom até que na última volta ela caiu, mas retomou a prova para terminar na terceira colocação.

Nenhum comentário :

Postar um comentário