domingo, 24 de abril de 2011

ETAPA PARANAENSE DE JIU-JITSU, LIGA PARANAENSE


A Liga Paranaense de Jiu-Jitsu promove anualmente 3 etapas paranaenses e o SPORTTIME acompanhou a competição que aconteceu no ginásio da Universidade Positivo dia 16 de Abril e reuninu 521 atletas, vindos de várias regiões. O evento trás nomes fortes do esporte e quem esteve lá pode presenciar boas disputas no tatame. O Paraná é um celeiro de atletas do Jiu-Jitsu que se destacam nacionalmente e internacionalmente e as razões para este desempenho dos paranaenses talvez esteja no aumento do número de praticantes ,  na organização de eventos de grande porte como este e no incentivo às categorias mirins e pré-mirins que são a base da formação.
O Jiu-Jitsu não é um esporte só para homens, as mulheres também fazem bonito como Letícia Tanabe, que foi campeã mundial. Mas assim como a gente já viu aqui no SPORTTIME as barreiras que as meninas do futsal enfrentam , as mulheres do Jiu-Jitsu também precisam superar alguns desafios para conquistar seu espaço ,o intercâmbio para treinamento é um bom recurso para as meninas.
A arbitragem é coisa séria no Jiu-Jitsu, os árbitros precisam de muito treinamento e grande concentração para avaliar a disputa. O Paraná está muito bem representado na arbitragem.
Quem não conhece o esporte e assiste a uma competição de Jiu-Jitsu tem dificuldade para entender o que se passa no combate, mas com uma pequena explicação fica mais fácil.

Nenhum comentário :

Postar um comentário