terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

JOGOS DA JUVENTUDE DO PARANÁ 2014




A cidade de São José dos Pinhais abriu suas portas para receber a fase final, divisão A do 28º Jogos da Juventude do Paraná, o Jojups, um evento que reune 53 municípios e cerca de 4 mil pessoas entre atletas, dirigentes , técnicos e coordenadores. As disputas em 18 modalidades coletivas e individuais mostram uma grande evolução no nível técnico dos jovens paranaenses. O  Jojups é um evento único onde os atletas representam a bandeira de seu município .
Os Jogos da Juventude promovem o crescimento da prática esportiva nos municípios numa aliança que envolve a educação e também a saúde. Para participar dos jogos, os atletas são selecionados  em agremiações e escolas por seu rendimento e ,diferente dos campeonatos estaduais, não é preciso ser federado para competir.
Umas das modalidades onde o Paraná tem grande potencial  é a ginástica rítmica, cidades como Toledo e Curitiba são referência no Brasil. As ginastas começam cedo, com apenas 3 anos elas já podem ter aulas, de forma lúdica mas é o início de uma formação para uma modalidade precoce onde a competição se inicia a partir dos 8 anos. Durante os Jogos da Juventude as ginastas buscam não só pontos e o título, mas também destaque e reconhecimento.
As atletas vêm com um repertório muito técnico, muitas delas já estão competindo nacionalmente .
As ginastas utilizam todos os aparelhos e, logicamente, sempre se identificam melhor com um deles. Mas para cumprir as séries é preciso muito treino e vale até treinar mesmo na hora da brincadeira.
E é assim com essa alegria de se fazer o que gosta, com o espírito de equipe e a vontade de fazer ainda mais , que o esporte cresce. Na ginástica , talvez mais do que nas demais modalidades, é visível a importância de uma boa formação desde a base.
Durante os 8 dias desta fase dos Jogos da Juventude as estruturas esportivas de São José dos Pinhais foram tomadas por disputas no judô, karatê, vôlei, handball, rugby, futebol , tênis  e outras tantas  modalidades,  mostrando a força da nossa juventude, juventude que precisa do apoio de nossos governantes e também da iniciativa privada para ir cada vez mais longe, porque força de vontade, garra e dedicação, não faltam.

Nenhum comentário :

Postar um comentário