terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

CAMPEONATO BRASILEIRO DE CANOAGEM VELOCIDADE E PARACANOAGEM 2014





O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2014 aconteceu entre os dias 25 e 28 de setembro, em Curitiba, no Parque Náutico do Iguaçu. Aliás, talvez você não saiba, mas esta raia com 2000 metros é olímpica e é considerada a mais moderna do continente, está entre as melhores do mundo.  O evento em Curitiba reuniu 401 atletas de todo o país, entre eles nomes como Isaquias Queiroz, bi-campeão do mundo no C1 1500 metros, Nivalter de Jesus, Angela da Silva e Andrea de Oliveira, que trouxeram importantes medalhas do Pan-americano do México. O clima frio e úmido talvez tenha sido o maior desafio para os competidores, principalmente os que vieram das regiões mais quentes do país, como o Nordeste.
O frio é ruim sim, mesmo para quem está mais acostumado a ele, como os gaúchos,mas o que mais interfere no rendimento dos atletas é o vento.
E nem o vento e muito menos o frio foram impecílios para os atletas de Caixas do Sul,  a equipe gaúcha foi campeã geral do Brasileiro 2014 totalizando 237 pontos. Na paracanoagem um show à parte , a cada ano o número de participações só aumenta, em 2006 eram apenas 7 e este ano foram 65 inscritos. No evento foram realizadas as avaliações funcionais com a intenção de aprimorar e refinar ainda mais a metodologia da  classificação dos atletas na Paracanoagem, modalidade que estreia nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Entre os atletas que competiram na capital paranaense esteve o tetracampeão mundial e campeão brasileiro, Fernando Fernandes.
A integração entre os atletas deficientes e não deficientes é total numa das poucas modalidades que promove a competição simultaneamente. O segredo destes atletas é a confiança em si mesmos e muito amor ao esporte.
O Parque Náutico Iguaçu será o Centro de Treinamento (CT) definitivo da Canoagem Velocidade Brasileira para as categorias canoa e caiaque feminino, e caiaque masculino. Além da raia olímpica do Parque Náutico Iguaçu a Canoagem Brasileira também irá oferecer o Centro de Excelência da Canoagem com o objetivo de preparar os canoístas brasileiros para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Nenhum comentário :

Postar um comentário