terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

SPORTTIME ESPECIAL MTB DOWNHILL


Que tal descer de bike uma colina íngreme por meio de trilhas e em alta velocidade ? Gostou da ideia ? Então você vai gostar de conhecer o Montain Bike Down Hill , uma modalidade altamente radical que requer treino, coragem e um bom equipamento de proteção. Apesar de ser uma prova muito rápida, em média 3 minutos para cada piloto, o evento já começa na véspera com os treinos livres, importantes para o reconhecimento da pista e para os últimos ajustes da bike. Apesar de ser ladeira abaixo a prova exige muito do atleta. São dois dias assim, todos  no caminhão subindo o morro à pé mesmo empurrando a bike. Pra só depois começar a verdadeira emoção e diversão deste esporte. Alta velocidade num declíve lancinante.Emoção aqui não falta,  a prova é de fogo , durante o percurso seqüências de rampas, pedras, raízes e tudo o mais que possa servir como obstáculo para tornar o esporte ainda mais radical, a modalidade pede equilíbrio, força e muita concentração. Quem decide praticar do donwhill precisa estar preparado.
Por ser uma modalidade radical, este esporte requer uma proteção extra, acessórios que protegem várias partes do corpo e o capacete os deixa mais para pilotos do que para ciclistas.Mas aqui a proteção nunca é demais.
A bike utilizada no downhill é especialmente preparada para agüentar  os impactos, os pneus largos podem ser alterados para terreno seco ou molhado. Chama a atenção o ângulo do quadro destas biciletas, sempre um pouco inclinado para trás, melhorando o desempenho do piloto nos declives.
Com a bike certa, o piloto precisa começar em treinos mais leves com declives menores, o ideal é encontrar um grupo para treinar junto, jamais deve-se ir sozinho para um pedal radical, além disso dicas e orientações dos mais experientes são sempre bem vindas pra quem quer começar.
O treino do down Hill depende diretamente de um local com desnível onde se possa realizar as manobras mais exigidas nas provas. Não é fácil ter acesso a locais assim.
Não muito longe do centro de Curitiba os pilotos do downhill encontraram um local privilegiado para a prática do Down Hill, ideal para o treino. Mas sem estrutura e divulgação o esporte ganha novos adeptos principalmente pelo famoso boca-a-boca entre amigos.
As competições de mountainbike downhill reúnem amigos, alguns de cidades diferentes e que só se encontram nas provas, outros amigos de longa data, encontros que deixam a noite da véspera sempre especial.
E depois de tanto sobe e desce, trilhas, calor, mato, alta velocidade e muita, mas muita adrenalina, nada como um bom mergulho pra encerrar o dia, com emoção é lógico.

Nenhum comentário :

Postar um comentário