segunda-feira, 24 de junho de 2013

SÉRIE ESPORTES DE LUTA - MMA


A onda do momento é o MMA, esporte que saiu da marginalização para a apoteose e que movimenta milhões em todo o planeta. Atletas de diversas modalidades de lutas miram um só objetivo, o octógono. No MMA, como o nome já diz, Mixed Martial Arts o atleta reúne diferentes técnicas e numa luta pode aplicar os golpes violentos para derrubar o oponente. São confrontos fortes onde cada atleta pode se destacar numa determinada modalidade, mas é o conjunto que faz a diferença. O MMA conquistou a atenção da mídia, razão que levou as academias das mais diversas modalidades de lutas oferecerem treinamento voltado para o MMA.
Segundo o lutador Junior Cigano em entrevista à revista Rolling Stones:” ...é preciso diferenciar violência e agressividade, no MMA os atletas são agressivos, são arduamente treinado para um combate que exige muito do corpo, mas isso não tem nada a ver com violência...” tanto é que a febre do MMA atingiu também as mulheres que estão definitivamente prontas para a luta.
Tendo surgido como Vale-Tudo, o MMA sofreu muitas alterações até o modelo que temos hoje, diferente do que muita gente possa imaginar, no MMA não vale tudo, as regras são claras e preservam o atleta. No Brasil seguem se as Regras Unificadas de Conduta do MMA, criada nos Estados Unidos. O Com as boas perspectivas que o MMA oferece mundialmente, atletas das mais variadas modalidades são atraídos, inclusive das mais tradicionais artes marciais como, por exemplo, do Karatê.
Dentro das diferentes modalidades que podem ser utilizadas no MMA duas tem maior importância O Muay Thai com seus chutes poderosos e o Jiu Jitsu onde os golpes no chão são quase sempre os responsáveis pela finalização. Pouca gente sabe, mas foi para provar a força do jiu jitsu brasileiro que a família Grace se tornou um dos atores principais para o surgimento do MMA no Brasil,  com a criação do UFC  em 1993.Hoje há uma migração intensa destas duas modalidades para o MMA.
Os atletas que objetivam o MMA buscam os recursos de treinamentos funcionais ou musculação para a complementação do preparo físico.
Se tornar um campeão no MMA é o sonho de muitos atletas, mas como foi dito nesta edição, o segredo é um só treinar, treinar e treinar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário