Até alguns anos atrás o Jiu Jitsu era procurado praticamente só por homens entre 18 e 30 anos, mas hoje a modalidade é para todos incluíndo mulheres e crianças que buscam uma modalidade que ofereça grande condicionamento e o fortalecimento da autoconfiança.
O Treinamento é intenso mas no início o aluno aprende as técnicas da modalidade para depois passar a complementar com os treinamentos físicos que são realizados com movimentos funcionais de ataque, defesa, em pé ou no chão, condicionando desde a musculatura do pescoço até a panturrilha .
Quem pratica comprova que este esporte contribui muito para o equilíbrio entre o corpo e a mente e os benefícios físicos como flexibilidade, equilíbrio, tonificação muscular e perda de gordura já surgem nos primeiros meses de treino.
Os atletas desta reportagem estão treinando duro por um objetivo, participar da seletiva para o World Professional Jiu Jitsu Cup em Abu Dhabi no mês de Abril. A seletiva do Brasil, que sempre acontece na cidade de Gramado no Rio Grande do Sul, reúne cerca de 1000 atletas e um público de mais de 3500 pessoas. E não é à toa que tem tanto atleta buscando uma vaga para o campeonato mundial, desde 2009 o governo de Abu Dhabi promove este campeonato profissional oferecendo prêmios robustos, este ano a premiação bate recorde, mais de 1 milhão de dólares.
Para encarar o tatame numa seletiva como essa os atletas precisam estar muito condicionados, precisam suar o quimono durante meses, focados. Além dos treinos, na semana que antecede a competição, outra preocupação ronda a cabeça e o corpo deles, é o peso. Eles travam um combate com a balança para conquistar o peso ideal para a competição, dieta rigorosa e até sauna no dia da pesagem valem. No dia do combate o atleta precisa estar pronto de corpo e alma.
Segundo alguns historiadores o Jiu-jitsu, nasceu na Índia com uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas.Hoje a modalidade é fundamental nos combates de MMA, para entrar no octágono eles precisam ter conhecimento das técnicas de Jiu-Jitsu, ao menos para conseguir a fuga para voltar a ficar em pé e tentar o combate em outras modalidades como o Muai Thay por exemplo. Para quem foca combates de MMA vale a prática do Jiu Jitsu sem quimono, ou nogi.
A força brasileira no Jiu Jitsu é indiscutível temos campeões em todas as categorias e Rodrigo Fajardo acaba de colocar na lista mais uma conquista, ele levou o título de campeão europeu 2012. Agora é esperar os resultados da seletiva em Gramado e torcer para ver nossos campeões no Mundial de Abu Dhabi em Abril.
Nenhum comentário :
Postar um comentário