segunda-feira, 19 de março de 2012

ABERTURA DO CAMPEONATO BRASILEIRO E PARANAENSE DE CROSS COUNTRY 2012 - BALSA NOVA, PR

Dia 11 de março foi um domingo daqueles , um calor escaldante, céu azul e muita poeira na abertura do campeonato Paranaense e Brasileiro de Cross Country na pista Durau Cross em Balsa Nova. As provas desta modalidade do motociclismo são duríssimas chegando até uma hora e vinte minutos de duração, com muita velocidade, saltos e trilhas. Apesar de ser uma prova exigente, muitos pilotos encaram como diversão.
Na categoria estreantes a maior parte dos pilotos já correu algumas provas , mas sempre tem um piloto estreando. No começo é bom seguir os conselhos dos mais experientes e não estar preocupado com o tempo mas sim em concluir bem a prova e ganhar experiência.
Diferente do Velocross ou do Motocross onde as  provas são mais explosivas  aqui o piloto precisa estar muito atendo ao desgaste da sua moto e ao seu próprio desgaste físico. É preciso saber quando forçar e quando poupar. Mas quem gosta de motociclismo off Road acaba participando de provas de todas as modalidades ou vem como público para prestigiar os colegas., como Thiago campeão paranaense de enduro .
Ferlini é piloto experiente, nas pistas desde 1979 ele já participou de várias provas internacionais sendo 3  do mundial dos Sertões, segunda maior prova off Road do mundo. Para Ferlini a estratégia melhor é tentar largar na frente e se manter no mesmo nível de pilotagem dos demais para forçar mesmo nos últimos e decisivos 20 minutos,  largar bem significa não enfrentar a poeira e as pedradas que judiam dos pilotos
As mulheres encaram as baterias junto com os homens, ali lado a lado brigando por seu espaço. Mesmo numa prova de alta resistência como essa, tem mulher que encara a briga, come muita poeira e ainda vai para o pódio.
É...este esporte não é brincadeira não, ao final de uma bateria destas é fácil ver os pilotos esgotados, dando um tempo ali mesmo no chão.
O campeonato começou o ano com a novidade do Pit stop de 15 segundos obrigatório o que fez os pilotos programarem a parada de acordo com seu desempenho, necessidade de abastecimento e até para se hidratar.
O experiente Alecar Krefta, campeão paranaense 2011 na categoria Open do Cross Country, levou o primeiro lugar e prevê que a disputa pelo título em 2012 não será fácil.
A pista do Durau Cross  é um espaço perfeito para o motociclismo off Road, aberta para treinos todos os finais de semana, para este evento a equipe Durau Cross modificou o traçado e agradou a maioria dos pilotos. Nesta primeira etapa não foi tarefa fácil driblar a alta temperatura para conquistar um lugar no pódio.Na categoria XC1 confirmou-se o favoritismo do piloto paranense Paulo Stedile .
O Cross Country tem 6 etapas pelo campeonato paranaense e seis  etapas pelo campeonato brasileiro  e  pelo que vimos em Balsa Nova o nível está elevado o que promete um ano de grandes disputas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário