domingo, 12 de fevereiro de 2012

TREINAMENTO DE TRIATHLON

             

Está chegando a prova de Triathlon mais esperada  do ano ,a 24ª etapa do Sesc Triathon de Caiobá que acontece dia 4 de março. A primeira edição desta prova foi em 1989 e contou com 220 atletas inscritos ,  até 1998 era Short Triathlon, com 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, tanto para amadores como para elite. Em sua 10ª edição o evento passou a ter duas provas, incluíndo a Olímpica com 1500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.Este ano 1000 pessas estão inscritas e a prova promete, segundo os atletas o Sesc Triathlon de Caiobá é uma das melhore provas do Brasil.
São várias categorias masculinas e femininas: amadores, Mountain Bike, Comerciária, atletas com deficiencias e elite que é a única categoria que não possui faixas etárias e atletas a partir de 16 anos podem participar. É um lindo espetáculo do esporte. Assim que é dada a largada os atletas se lançam ao mar e nessa hora não é só nadar bem, os participantes precisam também administrar sua posição dentro da água em meio a tanta gente.  Da água eles seguem para o ciclismo, a estrada Alexandra Matinhos é tomada pelas bikes, os ciclistas vão aos poucos se separando e os primeiros colocados se unem num forte pelotão pedalando forte mas poupando o máximo para o sprint final que os leva de volta para a transição, agora um bom par de tênis e muita garra para encarar a corrida que segue pela Av. Atlântica. Ao final das provas de triathlon, apesar do desgaste se nota uma alegria especial nos atletas, de quem cumpriu o dever de casa, depois de tanto tempo de treinos duros.
Quando os vemos em ação pode parecer que são super atletas, que vivem somente para isso, mas não é bem assim, a grande maioria mantém uma vida comum, com seu trabalho e afazeres do dia a dia, a grande diferença é que eles gostam do que fazem e se organizam para treinar todos os dias as diferentes modalidades.
Acompanhamos os treinos dos atletas da equipe Amaral Triathlon em duas etapas, na piscina e nas ruas tranquilas ao redor da fábrica Renault, afinal treinos de corrida e de bike precisam ser realizados em locais seguros. Descobrimos que todos os detalhes fazem a diferença nesta modalidade, desde um excelente condicionamento físico até a simples ação de tirar a sapatilha na bike no momento da transição.
Muitos começam com uma das modalidades, aos poucos buscam diversificar chegando ao Triathlon, mas para alguns os desafios precisam ser sempre maiores e muitos partem para as incríveis provas do Iron Man.
Mas todo atleta de ponta começou devagar. A natação parece ser o maior desafio para eles,  o ambiente aquático coloca o corpo num trabalho físico muito específico. Os treinos na piscina envolvem muita técnica, resistência e habilidade na água,  e levam em conta não só o preparo do atleta para  nadar bem, mas as mudanças de ambientes exigidas no triathlon.
Os treinos em equipe são motivadores e unem muito os atletas. Em Curitiba existem várias equipes de Triathlon, um esporte exigente mas que cresce consideravelmente com pessoas comuns, que são apaixonadas por esportes e que se dedicam às três modalidades intensamente.
Talvez o que seja mais atraente no Triathlon é diversidade, as transições entre as modalidades parecem ser divertidas para eles.
Praticar esportes faz bem ao corpo e a mente, mas nunca deixe de fazer exames de rotina e antes de uma prova a avaliação médica é fundamental, este é, inclusive, um dos ítens do regulamento nas regras das competições de triathlon. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário