segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

MOTOCROSS E MOTO VELOCIDADE - PARANAENSE 2011




Imbituva, conhecida como Cidade das Malhas, no dia 15 de maio se tornou a cidade do motocross . Atletas do Brasil e do exterior se reuniram para a segunda etapa do Campeonato Paranaense de Motocross . Mesmo com muita chuva teve muito piloto na pista, o que se viu foi muita dificuldade, muitas quedas e motos pesadas de tanta lama.
Ao ver os pilotos numa prova destas pouca gente imagina o esforço físico requerido para controlar a moto . A mistura entre controle, força, resistência, reflexo, raramente é observado pelo público, até porque fica camuflado sob uma proteção corporal que até lembra os cavaleiros medievais: capacete, colete, luvas, botas, protetores para coluna e pescoço. Tudo isso restringe os movimentos que somado ao  peso natural da moto, acrescido da lama que adere em tudo, torna a prova um verdadeiro combate que exige muito do atleta.
Na 5ª Etapa Paranaense de Motocross que aconteceu dias 06 e 07 de agosto em Ivai , o Sol brilhou forte e esta etapa trouxe para a pista, além de feras como Jean Carlo e o paraguaio Carlitos Vazquez, Jose Felipe da Argentina e os japoneses Ito Masanori e Lucas Kendi.
No motocross os saltos podem parecer o auge do desempenho do piloto, mas na verdade são um momento de pausa do desgaste que vem sendo feito nas curvas e ultrapassagens. E é só olhar com atenção para estes saltos para imaginar a importância de uma boa suspensão.No Motocross, a suspensão precisa estar preparada para segurar bem o peso do piloto e a velocidade , garantindo segurança e desempenho.
No motocross também tem mulher na pista, mesmo sendo a única nesta prova, a adolescente Bruna disputou em 3 categorias, a intermediária, a MX3 e já exausta Bruna ainda encarou os feras da MX2 . E ela sabe que um bom desempenho depende, além de muito treino e dedicação, de uma moto com a suspensão no ponto.
Mas nem só de terra vivem os pilotos paranaenses, tem muita gente que á facinado pela velocidade no asfalto, então o SPORTTIME não poderia deixar de registrar também a Motovelocidade. Aproveitamos   a 5ª etapa do campeonato paranaense de motovelocidade  que aconteceu  no autódromo internacional de Curitiba, para conhecer um pouco mais sobre este esporte, como são as motos, qual o investimento necessário,  de onde vêm os pilotos. Neste campeonato participaram as categorias 250 e  500 cilindradas, as supersport e as superbikes  incluindo aí suas versões street, com equipes do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
Hoje comprar uma moto ficou fácil. Os preços  atraentes e as facilidades de pagamento fazem uma moto destas caber no bolso de muita gente. Mas é aí que está o perigo, uma moto potente pede velocidade e isto não combina com as ruas ou rodovias , o melhor mesmo é se dedicar nas pistas e conquistar resultados em campeonatos oficiais , isto sim é estimulante e muito mais seguro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário