Domingo, o dia do Triatlhom em Caiobá amanheceu com chuva mas tanto atletas quanto organizadores sempre estão preparados pra tudo.
Aos poucos o ponto de transição ia sendo completado pelas bikes, os atletas iam se preparando cada um com sua estratégia e sua torcida.
Algumas histórias aqui nos surpreendem como a do Yago que começou cedo com este amor ao esporte .
Na praia serão dadas as largadas para as provas do triathlom Olímpico, com 1500 metros de natação, 40 km de bike e 10 km de corrida e do Open com 750 metros de natação, 15 km de bike e 5 km de corrida.O clima é de descontração e integração.
Organizar um prova destas não é nada fácil. A Triativa vem fazendo este trabalho a 10 anos, com provas democráticas em todo o Paraná.
Nos momentos antes da largada muitos já sabem o que fazer para um bom desempenho.
Tudo pronto é hora de nadar. O mar calmo da praia mansa de Caiobá é ideal para este tipo de prova e ajuda aqueles que estão começando no esporte.
Ao sair da água eles precisam vencer a barreira da areia fofa e chegar até a área de transição, calçar sapatilhas e capacetes, agora é todo mundo no pedal, 15 ou 40 km de bike pela estrada Alexandra Matinhos.
A esta altura o corpo pede descanso, mas nada disso lá vêm eles para a transição novamente. Saem sapatilha e capacetes e entram os tênis . Uma hidratação na saída e lá vão os atletas a caminho do percurso na avenida beira mar.
Quando eles se deparam com a última reta da competição e com o tapete vermelho do portal de chegada a emoção toma conta. Para alguns apenas concluir a prova já é a glória, afinal cada atleta, e somente ele, sabe como foi o caminho para chegar até aqui.
Para quem participou do revezamento a chegada é hora de avaliar os resultados de cada um.
Se para os iniciantes ou aqueles que participaram do Open a chegada por si só já é uma grande conquista, os atletas de alto rendimento chegam fazendo análises do desempenho.Depois de cumprida a prova é hora de relaxar, se hidratar muito e conversar.
Organizar um evento destes é um desafio tão grande quando completar a prova, a Triativa busca atender aos atletas com infraestrutura e segurança. São 3 ambientes diferentes e cerca de 170 pessoas envolvidas , sem falar dos 4000 copos de água, 60 litros de isotônico, 50 quilos de banana e 20 melancias. Um evento destes mobiliza não só os atletas e suas famílias, mas todo o comércio da região que recebe cerca de 2000 pessoas, que fazem a festa do triathlon em Caiobá.
Nenhum comentário :
Postar um comentário