Dia 20 de novembro não foi um domingo comum em Curitiba. A cidade amanheceu diferente, com cheiro de desafio no ar, era a Maratona de Curitiba, evento que reune milhares de atletas ávidos por desafiar a si mesmo nos 42,192 metros da prova.
Na concentração o atleta está a poucas horas de por à prova todo o treino realizado , eles vão se aquecendo, encontrando os amigos e recebendo palavras de estímulo
Muitos vêm de longe para enfrentar uma das mais desafiadoras maratonas do Brasil.
Apesar de poucos os portadores de deficiência fazem parte deste grupo que busca a superação.
E lá vão eles, milhares de pessoas correndo lado a lado. Aos poucos cada um se coloca no seu próprio rítmo e com seus pensamentos e passadas eles seguem criando uma verdadeira corrente humana que vai abraçando a cidade. Lá na frente, a elite em busca do melhor tempo, mais atrás o pelotão dos amadores que dentro de seus limites também buscam resultados.
Com aproximadamente 11 km de prova eles passam pela praça do japão, apesar da subida da sete de setembro, eles seguem com passadas fortes e muita energia.
Chegando na avenida Arthur Bernardes a banda Lyra anima os corredores e apesar de ainda não ser um hábito dos brasileiros assistir à prova, alguns grupos se reúnem nas calçadas para vibrar por eles e talvez sem imaginar o quanto isso é importante.
Depois de uma hidratação ou suplementação, lá vão eles correndo, a esta altura já se foram cerca de 18 km e a animação continua.
Mas o grande desafio ainda está por vir, conversamos com o professor de educação física, maratonista e presidente da Associação Procorrer, Tadeu Natálio sobre o desempenho dos corredores depois do km 25, com sua vasta experiência , Tadeu é referência quando se fala em corrida de rua.
No km 38 a cor azul do Cheer Point da Procorrer é um Oásis para os atletas. Em meio a buzinas, gritos de incentivo e alegria os voluntários distribuem balasde goma e refrigerante, aceitos rapidamente pelos corredores, que neste ponto precisam mesmo de uma força a mais.
A Procorrer , maior loja especializada em Corrida do Brasil e referência na área de corridas esportivas, tem uma forte relação com os corredores de rua de cCuritiba, seus 18 anos de existência são marcados pelo apoio aos atletas.
Com este doce sabor oferecido pela Procorrer, os atletas seguem para os últimos kms da prova, agora é só raça e determinação que os move, os músculos doem, os movimentos já não são tão cadenciados, hora no trote hora na caminhada.
Aqueles que têm o suporte das assessorias esportivas sabem, que isto fará a diferença na chegada. Seus músculos pedem recuperação e as equipes estãoprontas para o trabalho de recepção dos atletas.
A
chegada dos maratonistas é um momento de pura explosão de emoções, as dores se
misturam com a alegria e tudo vêm à tona quando eles cruzam o portal.
Nenhum comentário :
Postar um comentário