A prática do Judô envolve educação e formação, a modalidade surgiu no Japão a partir do Jiu Jitsu, seu criador, Jigoro Kano estudou muito o jiu jitsu e o aperfeiçoou, inventou o princípio das quedas de amortecimento, criou uma vestimenta especial e dedicou-se aos métodos de projecção .Diferente do Jiu Jitsu , praticado por guerreiros, o Judô passou a ser praticado por pessoas das mais variadas faixas etárias, homens e mulheres. Hoje o Judô é modalidade olímpica praticada no mundo todo , são mais de 200 países filiados à Federação Internacional de Judô, mas a preocupação dos grandes mestres é manter os conceitos fundamentais da prática.
A competição Nogue no Kata é quase uma dança, uma coreografia onde o Tor, atleta que aplica os golpes e o Úki, atleta que se submete aos golpes, precisam estar em total sintonia. A competição é uma demonstração de conhecimento e da correta aplicação da técnica.
A avaliação de uma competição destas exige muito conhecimento das técnicas, é quase impossível para um leigo identificar os erros de algumas duplas, e este é apenas um dos katas do Judô
Os atletas que participam da competição são faixa marrom ou preta e ,para eles este é um momento muito especial no processo de formação . Para estarem no tatame nesta competição eles vêm de treinamentos intensos. Nesta competição as duplas se formam por afinidade e podem ser masculinas, femininas ou mistas.
Nenhum comentário :
Postar um comentário