O Rugby em cadeira de rodas , é uma modalidade paraesportiva específica para tetraplégicos. Apesar do nome a modalidade possui regras muito diferentes do rugby tradicional, é jogado numa quadra de basquete e utiliza-se uma bola muito similar a bola de voleibol, a estratégia é bloquear a passagem do adversário e conquistar espaço para levar a bola até a linha de fundo.
É um jogo rápido e de muito impacto. A modalidade é uma das 22 que estarão presentes nas paraolimpíadas de 2016 . O Brasil se prepara para estar bem representado no rugby através de clínicas como esta que aconteceu em Curitiba nos dias 15 e 16 de Outubro e que encerrou com um jogo amistoso entre a recém formada equipe Gladiadores Curitiba Rugby e a OMDA Rugby CR de Florianópolis 3ª colocada no ranking nacional .
Aqui as histórias de superação são muitas e para todos o esporte é um grande aliado na conquista pela autonomia e melhor qualidade de vida.
Priscila a única mulher em quadra , mesmo tendo encarado as dificuldades de enfrentar um time tão forte como o OMDA, está animada com o esporte
Como em qualquer esporte, a falta de apoio financeiro pede empenho em dobro destes atletas, seja para superar as dificuldades com equipamentos ou mesmo com a divisão do tempo entre o esporte e o trabalho, mas quem começa a prática logo sente o quanto faz bem.
E superando seus próprios limites e a falta de recursos para a prática do esporte o Brasil cresce com seus paratletas rumo às paraolimpíadas de 2016.
A arbitragem do rugby em cadeira de rodas no Brasil merece destaque, a equipe de arbitragem brasileira atua em toda a América do Sul.
80% dos portadores de deficiência adquirem esta condição no decorrer da vida, 60% dos tetraplégicos na competição sofreram lesões medulares após o mergulho em águas rasas. Depois de uma mudança drástica na vida o esporte vem como um importante suporte. A iniciativa privada precisa olhar para este público como um grande mercado consumidor e formador de opinião e apoiar iniciativas como a formação de times e o investimento em equipamentos.
Para mais informações sobre o rugby em cadeira de rodas em Curitiba acesse o site www.saudeesporte.com.br ou venha assistir aos treinos que acontecem no ginásio da Universidade Tecnológica do Paraná , Avenida Sete de Setembro, 3165 todas as 4ª 17 e 30 e aos sábados 15 hrs.
Nenhum comentário :
Postar um comentário