O Torneio Interclubes Juvenil e o Estadual que aconteceram simultaneamente em junho aqui em Curitiba, trazendo representantes de todas as regiões do Estado e o SPORTTIME aproveitou este momento para fazer um balanço do Tênis paranaense.
O Paraná concentra o segundo maior número de praticantes de tênis do Brasil. Um levantamento feito em 2010 registrou cerca de 80.000 tenistas entre os competidores e aqueles que jogam por lazer.
Como em todo esporte o crescimento se dá com o aumento dos jogadores na base e no Paraná o esporte ganha adeptos cada vez mais jovens em todas as regiões.
Para atender este crescente número de tenistas e estimular o esporte, são realizados cerca de 90 torneios anualmente que somam mais de 14 mil jogos. Para isso a estrutura tenística do Estado também é de grande importância.
O processo de treinamento do tênis vem desde a base aonde as crianças já começam a se adaptar ao rítmo das competições, os resultados vêm por meio de um trabalho de longo prazo e de muita dedicação
A participação em torneios é importantíssima para os tenistas, é o momento de colocar em prática todo o treinamento que desenvolvem e também é a oportunidade de vivenciar a experiência competitiva.
Acompanhar os filhos durante os torneios, quando possível, reforça a autoconfiança . Mas é importante lembrar que a participação nos eventos é parte do processo de aprendizagem e a pressão deve ser deixada para a etapa profissional da vida de atleta.
No Paraná, a Federação tem mostrado preocupação em agendar torneios otimizando o tempo e diminuindo a necessidade de faltas na escola, exemplo disso foi este evento que reuniu o torneio interclubes e individual infato juvenil. O acompanhamento destes atletas deve ter especial atenção voltada para os estudos, apoio de pais e professores é impressindível , mas o atleta precisa de dedicação em dobro.
Os tenistas juvenis também precisam equilibrar a rotina de treinos e os estudos e quando a experiência, o talento e a vontade de ser um grande tenista convergem , continuar estudando , muitas vezes, é a oportunidade de crescer também no esporte. Durante a formação no tênis, oportunidades no exterior ajudam a melhorar o desempenho, esta vivência amadurece o tenista.
Quando chegam aos 18 anos os tenistas começam uma nova fase, é o momento de dar o próximo passo. E os torneios Future são a entrada para a vida profissional.
Nenhum comentário :
Postar um comentário