Muita gente conhece a escalada como um esporte de aventura , praticado em meio à natureza.. nas montanhas. A verdade é que no passado só mesmo na natureza para se praticar o esporte. Mas hoje, muitas academias no Brasil já agregaram esta modalidade ao seu cardápio de atividades físicas. Em Curitiba estes paredões servem para treinamento profissional, complemento para treinamentos de outros esportes ou como condicionamento físico.
Há pouco tempo a revista Forbes divulgo o ranking das 10 atividades desportivas mais saudáveis , foram analisados fatores como gasto calórico e riscos de lesões. A escalada é a terceira da lista, depois de Squash e Remo. Por isso as pessoas passaram a ver a escalada como uma boa opção para manter a forma.
Karina e carinePaulo Cesar é um amante da escalada e foi por meio de sua formação profissional na Europa que ele teve contato com o esporte pela primeira vez.
Parece humanamente impossível transpor alguns pontos do paredão.A força feita nos braços , antebraços e ombros nas vias mais difíceis é muito intensa. O fator psicológico é outro ponto importante, é preciso superar o medo e focar toda a atenção nos movimentos que devem ser feitos. Apesar disso escalar é uma atividade muito natural para o homem que já na infância brinca de subir em árvores e batentes de portas.
Encontramos treinando aqui, Waldemar Nicklevicz, ele que conquistou as mais desafiadoras montanhas do mundo como K2 e o Everest vem ao ginásio durante a semana para manter seu condicionamento, para nos finais de semana ir para a montanha, num constante preparo para grandes aventuras.
Como esporte competitivo a escalada vem ganhando credibilidade e está entre a lista dos candidatos a esportes olímpicos a partir de 2020. Força, integração e conquista boas palavras para definir este esporte que veio da natureza para a cidade.
Nenhum comentário :
Postar um comentário