sábado, 7 de maio de 2011

CAPEONATO SALTO NACIONAL CIDADE DE CURITIBA 2011


 
A Sociedade Hípica Paranaense sediou , entre os dias 27 de abril e 01 de maio, o Concurso Salto Nacional – Cidade de Curitiba 2011 que reuniu a elite do hipismo nacional, com a expressiva premiação de R$ 122.500,00. O torneio aberto ao público aconteceu com a supervisão Confederação Brasileira de Hipismo e da Federação Paranaense de Hipismo e serviu como seletiva para a equipe que representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos 2011, na cidade de Guadalajara, no México.
O Brasil vem trabalhando seriamente na seleção de seus representantes, é esperado um crescimento sustentável do esporte , sempre  visando  medalhas para nosso país, mas com olhar que vai além das competições do Pan e das Olimpíadas de 2012 e 2016. Com grande expressividade no hipismo europeu, Jean Maurice Bonneau, é o consultor técnico da equipe brasileira de Salto e certamente está contribuindo muito com o sucesso de  nossos atletas.
Nesta seletiva são avaliados basicamente dois pontos fundamentais, a prova de caça onde a velocidade é o fator principal e em seguida é feita uma avaliação mais técnica. Para ter chances de ingressar na seleta equipe brasileira, formada por quatro conjuntos titulares e um reserva, é preciso estar  muito bem preparado. Com uma armação forte e com altura como a que será encontrada no panamericano , stas  seletivas serão  feitas em 3 etapas , sendo que uma delas pode ser descartada pelo atleta, permanecendo na contagem apenas suas duas melhores participações. A confirmação da vaga vem no campeonato brasileiro, onde fica com a vantagem o conjunto com menos faltas e com pontuação dentro índice de 28 pontos. Conjuntos que estão saltando os grandes prêmios na Europa também estão sob o olhar da Confederação, eles podem optar por cinco provas com um descarte e o melhor resultado está automaticamente convocado para a equipe . Para as outras três vagas a Confederação avalia de forma mais subjetiva considerando as características de cavalos e cavaleiros, como velocidade e técnica. Toda esta avaliação esta nas mãos de uma comissão técnica mas a definição dos titulares e do reserva fica a cargo do técnico da equipe brasileira  Rodrigo Pessoa. Para formar grandes campeões de salto, o trabalho é intenso e de longo prazo.
Receber eventos como este coloca o Paraná em destaque no cenário do hipismo nacional, vêm coroar o trabalho de nossos atletas e a estrutura de nossas competições. Além disso , por trás deste espetáculo existe também  muita tecnologia para se ter  animais com as melhores características para competições.
Com um belo histórico de conquistas no esporte, o medalhista  de ouro do panamericano de 2007 Cesar Almeida foi o grande destaque da competição, ganhando o grande prêmio . Ele segue agora com boas chances de conquistar uma vaga na equipe brasileira para o panamericano de 2011.



Nenhum comentário :

Postar um comentário